domingo, 7 de agosto de 2011

Bipolares são realmente violentos?

Esta matéria foi traduzida do site Noticiero Diario, da Argentina. Se preferir ler esta matéria na íntegra e em seu site de origem, clique aqui.

A matéria me pareceu tão interessante, que decidi compartilhá-la com vocês. Ei-la abaixo, em itálico.


(...)

De acordo com um estudo, as pessoas com enfermidades mentais severas como o transtrono bipolar não têm por que ser mais violentas que o resto, a menos que abusem das drogas ou do álcool.

 
Frequentemente, exagera-se a relação entre os distúrbios bipolares e a violência, assinalam os pesquisadores.

 
O transtorno bipolar causa mudanças de humor repentinas e imprevisíveis, mais bruscas que os altos-e-baixos da vida normal.

 
A pesquisa, levada a cabo pelo Departamento de Psiquiatria de Oxford, examinou as vidas de 3.700 pessoas na Suécia que haviam sido diagnosticadas com transtorno bipolar, comumente conhecido como depressão maníaca, e comparou o comportamento delas com o de seus irmãos e o de quase 40.000 pessoas "sãs".


Mudanças de humor bruscas 

(...)

A equipe, dirigida pela psiquiatra forense Seena Fazel, pretendia demonstrar o refutar a crença comum de que existe uma relação entre este transtorno e certos crimes violentos.

 
Os resultados, publicados na revista Arquivos de Psiquiatria Geral, mostram que as taxas de criminalidade entre as pessoas mentalmente enfermas que abusavam de drogas não são diferentes das da população geral com os mesmos hábitos.
 
Em ambos os grupos, o índice de delitos violentos é entre seis e sete vezes maior que a média da população geral.

 
"Na maioria das vezes, a relação entre doenças mentais e a violência pode ser explicada pelo abuso do álcool e das drogas", destacou Fazel.

 
Se eliminamos o fator álcool e drogas, apontou a especialista, a enfermidade por si só tem uma influência "mínima" ou nula na violência.

 
Neste sentido, um dos autores do estudo assegurou que provavelmente seja mais perigoso passar diante de um bar à noite que por um hospital psiquiátrico.


Estigmas

(...)

No entanto, o estudo destacou que as pessoas que padecem de transtornos bipolares têm dez vezes mais probabilidades de abusar das drogas e da bebida que o resto da população, já que tendem a utilizar essas substâncias para contrabalançar os efeitos da medicação ou para aliviar os sintomas da doença.

 
Recentemente, um estudo elaborado por vários dos pesquisadores que participaram deste chegou a conclusões similares no caso da esquizofrenia.

 
Estes achados parecem corroborar os argumentos de certas organizações de ajuda a doentes mentais, que defendem que os estigmas associados a esse tipo de afecções não estão justificados por provas médicas.

 
"Esses vínculos se exageram com frequência quando na verdade os doentes mentais são mais frequentemente vítimas de delitos que culpados. Esse estigma estraga vidas", comentou Paul Farmer, diretor da ONG de saúde mental britânica Mind.


Leia mais
Transtorno Bipolar
Depressão e Café
Transtorno Bipolar, Café, Açúcar e Má Alimentação
O Sol é grande (efeitos da luminosidade sobre o humor)
Transtorno Bipolar e Razões Para  o Otimismo, de José Luís
Bipolar pode fumar?

Nenhum comentário: