Marta


Marta é um romance psicológico escrito por Breno Melo.


Capa




Texto da contracapa

Marta é bipolar, adolescente e tenta viver uma história de amor. Um velho psiquiatra, disposto a produzir Literatura leiga e fugir das teses para o meio acadêmico, narra os fatos mais significativos da vida de Marta, abrangendo toda a sua primeira adolescência, até que possa caracterizá-la como bipolar tipo I. O mais original é que ele mostra Marta às voltas com a vida que todos levamos tentando viver sua própria história de amor e não apenas com o transtorno em si ou tratando dele.


Texto do Prefácio

Há quatro leituras para Marta:

1) Popular, isto é, o leitor leigo pode acompanhar a história de amor de Marta, uma garota bipolar de classe média.

2) Médica, isto é, um psiquiatra pode analisar clinicamente a protagonista, ajudado por um psicólogo, perguntando-se qual o tipo de TAB-IA, segundo Biederman, Akiskal et al, se houve estados mistos, se existiram comorbidades, qual o seu temperamento de base, se o seu caso é típico para a idade e o sexo, por que houve diagnósticos errados, que outros fatores interferiram no humor, qual a relação entre TEPT e TAB, se tivemos um episódio depressivo, narrado ou sugerido, se houve alguma forma sutil de estupor, se o final da história corresponde a um caso clássico de mania, etc.

Também dignos de análise são Vasco (indícios de incesto psicológico) e o narrador (indícios de melancolia).

Sobre as três amigas (Marta, Naila e Sílvia), um profissional mais atento diria que elas representam, respectivamente, o ego, o id e o superego. Sendo assim, não seria por acaso que Marta se acha entre as outras duas vivendo conflitos, colocada entre o id e o superego.

3) Filosófica, isto é, o leitor pode analisar a vida de Marta com base na filosofia de S. Agostinho e na de Spinoza.

4) Pessoal, isto é, leitura feita por bipolares e por pessoas que convivem com bipolares, identificado ou não o transtorno na vida real antes da leitura da obra.

As leituras 2 e 3 só podem ser feitas por profissionais ou estudantes. A leitura 4 só pode ser feita por bipolares e pessoas próximas. A leitura 1, entretanto, é praticamente universal, porque pode ser feita por qualquer pessoa alfabetizada, e é também aquela que torna a obra acessível a um grande número de pessoas, justificando uma possível publicação. A bipolaridade, além do mais, é o assunto da moda.

O Autor


Texto das orelhas

Breno Melo nasceu em 1980, no Rio de Janeiro. Foi indicado mais de uma vez para Poeta do Ano pela Sociedade Internacional de Poetas, em 2002, 2003 e 2004. Participou de The Best Poems and Poets of 2003, antologia de que faz parte o poema Hazel Eyes, e The Best Poems and Poets of 2004, antologia da qual faz parte That Girl.



Sobre os melhores poetas de cada ano, vejamos esta explicação da Sociedade Internacional: "Durante o ano passado, estivemos revendo milhares de poemas que nos foram enviados, bem como examinando os esforços de pessoas cuja poesia apareceu na Internet ou figurou em várias edições publicadas por outras editoras nos EUA e Europa. Depois de um exaustivo exame destas produções, The International Library of Poetry escolheu um pequeno grupo de eminentes poetas para ser incluído em uma coleção de uns poucos poemas escritos pelos Melhores Poetas que encontramos ao longo do último ano." Breno Melo também participou de outra fabulosa antologia, The International Who's Who in Poetry, em que figuram poetas de mais de 25 nações ao redor do globo. Essa incrível obra mundial reúne, segundo A Sociedade, os poetas mais interessantes encontrados ao longo dos cartoze anos anteriores, desde a fundação da Sociedade até o momento da seleção. Marta é o primeiro romance publicado de Breno Melo.


* * *

Marta é um romance com ênfase psicológica e fala de amor a partir de um ponto de vista inédito em Literatura leiga. Alguns bipolares famosos foram o filósofo Platão; o pintor Vincent van Gogh; o artista Miquelângelo; o médico austríaco Sigmund Freud; o militar e estadista Napoleão Bonaparte; o cientista Isaac Newton; o dramaturgo Eugene O'Neill; os atores Charles Chaplin e Marilyn Monroe; os compositores Mozart e Handel; os políticos Abraham Lincoln e Winston Churchill; os cantores Elvis Presley, Jimi Hendrix, Janis Joplin e Kurt Cobain; os poetas Lord Byron e Maria Shelley; os escritores Christian Andersen, Honoré de Balzac, Leão Tolstói, Emile Zola, Charles Dickens, William Faulkner, Oscar Wilde, Virgínia Woolf, Ernest Hemingway, Agatha Christie, Hermann Hesse, Victor Hugo e Edgar Allan Poe.


Informação da obra

Título: Marta
Autor: Breno Melo
Formato: 14x21 cm
Capa: Supremo 250g 4x0 cor, com orelhas de 8 cm
Miolo: 1x1 cor, papel pólen 80g
Acabamento encadernação: Colado e costurado
Páginas: 220
ISBN: 978-85-8013-014-0


Editora Schoba

Encontre Marta na Editora Schoba