quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Como identificar um bipolar do tipo misto?

O transtorno bipolar do tipo misto, também classificado como tipo I, apresenta fases mistas, com sintomas de depressão que se mesclam ou se alternam rapidamente com os de euforia.

O que poucos sabem é que as fases mistas podem se manifestar de mais de um modo.  Na fase mista estável, os sintomas de euforia e de depressão aparecem ao mesmo tempo ou praticamente ao mesmo tempo, o que é muito curioso. Já na fase mista instável, os sintomas de euforia e de depressão se alteram rapidamente, o que tampouco deixa de chamar a atenção.

Mas o que significam “euforia e depressão ao mesmo tempo ou praticamente ao mesmo tempo”?

O bipolar, neste caso, pode apresentar a agitação motora e mental de uma fase de humor elevado e, ao mesmo, tempo expressar sentimentos de falta de esperança, de culpa ou de baixa autoestima, como numa fase de humor deprimido. Ele também pode estar eufórico agora e, literalmente 5 minutos depois, estar deprimido, chorando.

Agora, o que se significam “sintomas de depressão e de euforia que se alternam rapidamente”?

O bipolar, por exemplo, pode apresentar sentimentos de culpa, baixa autoestima, apatia, vontade de se isolar ou “desaparecer”, mas, horas depois, no mesmo dia, ele está eufórico, vai a uma festa e se diverte!  Dizemos, nesse caso, que os sintomas de depressão e de euforia se alternaram rapidamente, isto é, no mesmo dia ou num período de horas.

A fase mista deve durar pelo menos uma semana, acontecendo todos os dias ou quase todos os dias, na maior parte do tempo.

Um bipolar do tipo misto nem sempre teve ou terá, necessariamente, apenas fases mistas. Provavelmente um bipolar adulto do tipo misto já teve fases anteriores de depressão ou de mania.

O mais comum, em bipolares adultos, é que uma fase de mania evolua para uma mista, e que uma mista evolua para uma depressiva.


Leia mais
Como identificar um bipolar?
Como identificar um bipolar do tipo II?
Como identificar um ciclotímico?
Qual é a diferença entre bipolar e borderline?

Nenhum comentário: