sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pessoas próximas sabem que sou bipolar

Este texto foi traduzido do site SameStory.com. Se preferir ler este texto na íntegra e em seu idioma de origem, clique aqui. 


A quem devemos falar ou não sobre a bipolaridade?
 
Toda a minha família em geral e amigos, e mesmo vizinhos, sabem disso por mim. Francamente, foi difícil esconder... fases maníacas muito visíveis, o mesmo em se tratando das depressivas. Agora, já não deixo isto aparecer em meu "cartão de visitas", logo à primeira vista...
 
Mas, como estou assintomática e não sofro mais autualmente, quando me perguntam aquilo que penei como Job, e que não peno mais, me ocorre dizer durante a conversa que padeço de bipolaridade para sondar um pouco as pessoas, para testá-las. Como em geral as pessoas não sabem o que é bipolaridade, eu lhes digo que é aquilo que se chamava antigamente de loucura! É necessário fazer alguma coisa para mudar a imagem da doença mental. Pode-se dizer que esta é minha contribuição. Ao mesmo tempo, isto me permite avaliar as pessoas.
 
Durante inúmeros anos, eu não poderia ter tido essa atitude, pois eu sofria de "efeitos secundários leves", mas bem presentes, da doença. Eu não podia ir às festas; eu não podia escutar música porque o barulho me incomodava; meus pensamentos eram lentificados (nos diálogos, as respostas tardavam a se elaborar na minha cabeça, finalmente chegando em grande número quando a oportunidade de responder já havia passado).

(...)
 
No começo, temos muitas vezes tendência a crer que há uma etiqueta colada sobre nossa testa e para as outras pessoas somos identificados, quase obrigatoriamente, por adjetivos negativos.
 
Por esconder a doença, muito do que poderíamos dizer não é dito, mas, ao mesmo tempo, muitas informações falsas são divulgadas pelas nossas costas.

(...)


Leia mais
Enfrentando a vida com Transtorno Bipolar
Um bipolar e sua razão para lutar
A Janela
É necessário? Não, não é necessário

Um comentário:

Ozenilda Amorim disse...

Me identifico com esse texto, pois não escondo de ninguém minha situação, até porque tenho sintomas ainda.
Bom texto como sempre.
;)