domingo, 7 de agosto de 2011

Por que às vezes é tão difícil diagramar uma postagem?


Às vezes, você deixa um linha de espaço entre um parágrafo e outro, publica a postagem e, quando vai ver, já não há esse espaço entre um parágrafo e outro! O curioso é que alguns parágrafos ficam "juntos" e outros não, sendo que você teve o cuidado de deixar exatamente o mesmo espaço entre eles.

Mas, às vezes, acontece o contrário. Você deixa uma linha de espaço, publica o texto e, quando vai ver, há duas linhas de espaço!

Por que surgem essas modificações na postagem que, a rigor, não fizemos?

De modo geral, os blogueiros diagramam os seus textos extamente da mesma maneira. Sendo assim, se o blogueiro X sempre deixa uma linha de espaço entre um subtítulo e o texto abaixo, por que às vezes o texto abaixo aparece "colado" ao subtítulo acima? Isso me parece estar acontecendo por aí com mais frequência que antes, de modo que já não parece descuido do blogueiro, especialmente se é alguém que sempre havia sido cuidadoso com o layout das postagens...

Parece uma bricandeira de mau gosto, uma obra de saci se ele existisse de verdade, uma coisa do Sítio do Pica-Pau Amarelo se Monteiro Lobato o tivesse escrito nestes tempos de Internet. Mas o que seria o saci nos tempos da Internet? Um vírus, obviamente...

Mas, se fosse realmente vírus, um bom programa anti-vírus o detectaria e o anularia antes mesmo que ele chegasse a se instalar no computador. Ainda que não fosse assim, as varreduras anti-vírus que costumamos fazer de quando em quando detectariam alguma coisa cedo ou tarde, e esse "saci" não pareceria tão espalhado por aí, em outros blogs...

Será coisa do blogger, como parece? Aqueles que já leram o post Deu a louca no blogger, publicado pelo Mastigando Estrelas tempos atrás, talvez digam que sim...

Tenha visto este tipo de problema relatado em fóruns de discussão e até em outros blogs, alguns relatos datados de 2010, outros de 2011... mas parece que é algo que aporrinha incomoda atinge apenas parte dos blogueiros e, não, 100% deles... Também parece que a versão antiga do blogger funciona melhor...

Esse "saci" se manifesta especialmente quando o texto tem imagens, muitos trechos em itálico e/ou negrito, etc. Enfim, quanto mais simples a diagramação de um texto, menos esse elefante sem rabo encosto "saci" costuma aparecer.

Diagramar no Word e depois passar o texto para o blogger? Pode ser um bom quebra-galho, mas alguma alterações salvas no Word não passam para o blogger quando copiamos e colamos. Seja como for, é um paliativo...

 

Moral da história? Apesar de toda a tecnologia com que contamos, alguns quebra-galhos ainda fazem a diferença... Tenho pensando duas vezes antes de reeditar textos antigos e já não vejo vantagem em programar postagens, porque posso levar algumas horas ou alguns dias até conferi-las e perceber que precisam de "retoques"...

Eu disse "retoques"? Bem... como estou falando de postagens (no feminino), não fica mal dizer rotoques... ficaria se eu estivesse falando de posts (no masculino). Ao menos gramaticalmente as palavras têm sexo (ou melhor, gênero) e eu realmente não quero ofender ninguém sem necessidade.... até mesmo porque as palavras são minhas amigas, é claro! Eu não escreveria um blog se eu não gostasse delas... Acho até que elas também gostam de mim, vejam só!... É um caso de amor correspondido e, diferentemente da maioria dos casais de classe média ou ricos, nós (as palavras e eu) nos contentamos com pouco: este blog, um livro (que anda me dando mais alegrias do que eu esperava), algumas bobagens publicadas aqui e ali e outras migalhas... Pois é! Seríamos felizes até mesmo indo de férias para Búzios ou Petrópolis em vez de Nova York ou Buenos Aires (não que a felicidade esteja em lugares distantes, mas estes, os lugares distantes, costumam ser mais cobiçados...).

Mas devo ficar chateado com o computador? De modo algum. Não faz sentido ficar chateado com algo que, sozinho, não toma decisões. Podemos ficar chateados com uma pedra só porque tropeçamos nela? Não faz muito sentido... É mais sensato encontrar a melhor maneira de publicar as postagens com o layout que queremos... Vizualizar uma postagem antes de publicá-la (coisa que eu geralmente nao faço) ajuda bastante... Além do mais, se esta pequena aporrinhação contratempo distração se deve a alguma melhoria pela qual o blogger está passando, como parece, é esperar para ver... O blogger sempre soluciona esses problemas cedo ou tarde... Enquanto isso, vou me distraindo mais que de costume com o blog...

 

Leia mais
Por que alguns blogs são mais visitados que outros
Tipos de blogs
Deu a louca no blogger

Nenhum comentário: