segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Se você é bipolar...

Se você é bipolar ou está apoiando alguém querido que o seja, esta é a sua página. Seja muito bem-vindo...

Aqui você encontrará um bom arquivo de postagens sobre o transtorno bipolar. Não só informação para entender melhor o TAB, mas também palavras de apoio e incentivo. Não se sinta só. Você merece sentir-se bem, você merece sentir-se melhor.

Segundo certos números, incluídas as formas mais brandas do transtorno, há 14 milhões de bipolares no Brasil... Você não precisa, você não deveria sentir-se sozinho. Há milhões como você apenas no Brasil...

14 milhões é mais que a população de alguns países vizinhos, como Uruguai, Paraguai ou Bolívia... É mais que a população de vários países europeus, como Suíça, Bélgica, Suécia, Finlândia ou Portugal... Não se sinta sozinho.

Se você é bipolar ou simplesmente está apoiando um familiar ou amigo que sofre de TAB, saiba que esta página é para você. Siga-a anônima ou publicamente, como preferir. Mesmo que você a siga sem se identificar, saiba que será muito bem-vindo e as estatísticas mostrarão que a página continua recebendo visitas.

As visualizações de página/mês do Mastigando Estrelas continuam crescendo e isso vem mostrar que muitas pessoas se importam, sim, com o tema. Para continuarmos crescendo, tudo é uma questão de as pessoas continuarem a nos encontrar na Internet... Já estamos entre os melhores resultados do Google se você faz buscas usando as palavras-chave transtorno bipolar blogs... Você pode não seguir publicamente páginas sobre o TAB, mas isso não significa que você e muitas outras pessoas não se importem com o tema!

O que acontece é que muitos bipolares optam por não tornar público o seu diagnóstico e, por isso, nem sempre seguem publicamente blogs que abordam o tema. Obviamente, um bipolar tem muitos motivos para não alardear por aí o diagnóstico, como o medo de sofrer preconceito ou ser visto de maneira estereotipada. Mas este silêncio permite que pessoas desinformadas falem a respeito do TAB, difundindo informações tortas, criando uma imagem pública do bipolar que não corresponde à realidade. Muitas pessoas, ainda que o façam de bom coração, acabam divulgando falsas verdades, simplesmente porque tentam explicar a terceiros o que é ser bipolar, repassando adiante explicações ouvidas aqui e ali, mas que não são corretas...

Muitas pessoas, ingenuamente, creem que ser bipolar é estar triste num momento e alegre no outro, coisa que acontece com qualquer indivíduo que tenha sentimentos. Daí a impossibiliade da maioria da população em entender as fases de euforia e depressão pelas quais o bipolar passa. Quase ninguém as vê como crises, de modo que quase ninguém compreende a gravidade delas. Poucas pessoas aceitam que depressão não é tristeza e que euforia não é um simples sentimento de alegria, mas uma elevação do humor que pode ser perigosa e merece o devido tratamento...

Outra ideia ainda muito difundida é a de que bipolares são perigosos ou mais violentos que a média das pessoas. Há um excelente estudo de Oxford que desmente esse mito que nasceu da falta de informação ou do preconceito. As conclusões desse maravilhoso estudo, você as encontra aqui neste blog, num post anterior. Leia, alegre-se com a notícia, imprima e repasse-a a familiares e amigos. Ajude a diminuir a falta de informação sobre o TAB...

Se você é bipolar ou está apoiando alguém querido que o seja, não pense duas vezes. Divulgue este estudo como puder. Faça-o circular por aí. Se há tanta gente divulgando informações tortas e propagando preconceitos sobre o TAB, por que justamente você não poderia fazer circularem informações corretas, vindas de fontes seguras? Se você é bipolar, não deixe que falem mal de você pelas suas costas. Se você está apoiando alguém querido, tampouco deixe que falem mal dele pelas costas... Tome você também a palavra. Não se cale se justamente você está mais informado que os outros. Acredite em mim, não é preciso saber muito para estar mais informado que a maioria das pessoas!

Contra-ataque. Você é o único que pode reduzir o estigma. Não espere que as pessoas leigas tomem essa iniciativa. Siga páginas que abordem o tema de maneira séria, visite-as regularmente, espalhe informações corretas sobre o TAB, diminua o estigma.

Imagine que você pode fazer a diferença. Imagine que milhares e milhares de bipolares, familiares ou amigos de bipolares, podem ter pequeninas ações que, somadas, resultarão num grande êxito.

Mas o que exatamente você poderia fazer?

Primeiramente, não se sinta diminuído. Além do que eu disse acima, procure fazer parte de comunidades sérias sobre o assunto, em redes sociais, mostrando que há muita gente apoiando essa causa. Tampouco deixe de falar quando você puder esclarecer algo. Ficar calado é deixar que os outros falem por você. Não dê esse direito a outras pessoas se elas não sabem colocar-se bem quando o tema é o TAB.

Se você não é bipolar, mas está apoiando alguém que sofre de TAB, faça o mesmo; aclare as coisas sempre que surgir a oportunidade ou for conveniente. Você não precisa fazer nada excepcional. Basta dizer o que você sabe sobre o assunto, mesmo que seja pouco, desfazendo ideias tortas, derrubando mitos, mostrando que o estereótipo do bipolar não corresponde à realidade...

Você não precisa que todos lhe deem razão ou queiram escutá-lo. É suficiente que algumas pessoas lhe deem crédito ou o escutem. Se alguém realmente acredita em ideias falsas sobre o TAB, basta mostrar que há quem discorde, não é preciso iniciar uma discussão. Simplesmente mostre que há quem discorde e procure desfazer qualquer mito sobre o TAB, sempre na medida do possível. Afinal, ninguém faz o que não pode. Mas não deixe de agir quando a oportunidade surgir. Certamente haverá oportunidades e você poderá agir.

Creia. Você pode fazer muito através de pequenos gestos. Você não precisa, não deveria esperar que alguém faça algo quando você mesmo pode fazer alguma coisa. Mesmo que você decida manter segredo sobre o seu diagnóstico ou o de seus entes queridos, você ainda pode falar sobre o TAB a terceiros, esclarecendo falsas ideias que circulam por aí. Pense nisso. Se você é bipolar ou está apoiando um ente querido que sofre de TAB, faça a sua parte.

Esta é a sua página.

Seja muito bem-vindo ao blog Mastigando Estrelas.


Leia mais
ME no Google blogs!
Bipolares são realmente violentos?

Um comentário:

Yolanda Hollaender disse...

Ótima iniciativa, Breno.
Sou mãe de bipolar e auxilio minha filha no blogue, que fazemos a quatro mãos.
Desde que começamos a procurar temas relacionados com o TBH, e publicar temas leves no blogue, os familiares e amigos têm entendido melhor a doença, dando mais apoio.
Já que você convidou, estaremos sempre por aqui.
Aproveitamos par agradecer sua visita ao Meu Caminho, Minha Vida.
Abraços,
Yolanda e Lilih