domingo, 3 de julho de 2011

Estados mistos, ciclagem ultradiana, TAB-SOE e TAB-IA: o que diabos é tudo isto?!

Vejamos o que eles são e o que eles podem ter em comum.


Estados mistos: mais de um modo de se manifestar

Os sintomas de depressão e de euforia podem aparecer ao mesmo tempo ou se alternar rapidamente, numa espécie de dança de cadeiras. É o famoso estado misto.

O estado misto, mesmo que ainda não seja um conceito perfeitamente definido pelos especialistas, deve durar pelo menos 24 horas.

Mas, se falamos de episódio misto, ele deve atender a todas aquelas exigências do CID-10, dentre elas a de durar pelo menos uma semana, acontecendo todos os dias ou quase todos os dias.

Seja como for, já sabemos que há duas maneiras de o estado misto se manifestar, ainda que ele não caracterize um episódio misto:

1) Os sintomas de euforia e de depressão aparecem ao mesmo tempo;

2) Os sintomas de euforia e de depressão não aparecem ao mesmo tempo, mas fazem uma espécie de dança de cadeiras. Exemplo: num minuto o bipolar pode estar chorando, tristíssimo, e no minuto seguinte ele pode estar animado, preparando-se para ir a uma festa! (E ele vai à festa e realmente aproveita a festa!) Nesse caso, os sintomas se alternaram de uma hora para outra e, mais tarde ou noutro dia, isso acontece de novo. Não se trata de ciclagem ultradiana (ainda que a diferença entre clicagem untradiana e estados mistos nem sempre seja muito clara!), mas de um estado misto em que os sintomas de depressão e euforia se sucedem dentro do mesmo quadro, o que tampouco deixa de ser curioso.

Neste último caso, se a mania marcou um encontro com a depressão para que as duas juntas constituíssem um estado misto, podemos dizer que elas não sincronizaram muito bem os relógios...


Ciclagem ultradiana: pode parecer, mas não é estado misto

Quatro ou mais episódios em um único dia, ou num intervalo de poucas horas, caracterizam a ciclagem ultradiana. Nem sempre há uma diferença muito clara entre clicagem ultradiana e estado misto. Podem parecer a mesma coisa. Seja como for, a clicagem ultradiana é mais comum em crianças enquanto o estado misto, mais comum entre adolescentes.

Fases com menos de 4 horas de duração deveriam ser melhor analisadas para sabermos se são realmente fases ou variações de humor dentro do mesmo quadro, isto é, se temos ciclagem ultradiana ou um estado misto.


TAB-SOE ou TAB-NOS: um diagnóstico de espera

Um episódio misto, segundo o CID-10, deve satisfazer determinadas exigências, entre elas a de durar pelo menos 7 dias. Mas podemos ter uma sintomatologia mista que não atenda a todas as exigências do CID para caracterizar um episódio misto, assim como nem sempre temos todos os sintomas para caracterizar um episódio de mania, por exemplo. Nesses casos, os episódios são classificados como inespecificados, isto é, na prática não são classificados como coisa alguma: ficamos à espera de novos sintomas, ou de sintomas mais claros, a fim de caracterizar um episódio depressivo, maníaco, hipomaníaco ou misto.

Os episódios inespecificados, ou do tipo SOE, caracterizam o chamado TAB-SOE.

SOE significa Sem Outra Especificação.

TAB-NOS é o mesmo que TAB-SOE.

NOS (No Other Specification, em inglês) é o nosso aportuguesado SOE (Sem Outra Especificação).


TAB-IA: diferente do TAB adulto

TAB-IA significa Transtorno Bipolar na Infância e na Adolescência.

Sintomatologia mista, ciclos rápidos e TAB-SOE são típicos entre crianças e adolescentes, mas atípicos entre bipolares adultos.

Em adultos, os episódios costumam ser mais bem definidos, isto é, geralmente os episódios são depressivos, maníacos ou hipomaníacos (e, não, do tipo SOE) e os episódios mistos costumam vir com o tempo.

Obviamente, há adultos que começam a apresentar sintomas ainda na adolescência ou infância. Nesse caso, quando o bipolar chega à idade adulta, mais facilmente ele é classificado como bipolar tipo I; ou mais cedo ele apresenta episódios mistos ou ciclagem rápida. Isso geralmente (geralmente; mas nem sempre!) se deve a um maior tempo sem o diagnóstico e o tratamento correto. Porque o TAB-IA, normalmente tendo episódios menos definidos, é ainda mais difícil de diagnosticar e, antes de 1994, não era reconhecido como doença...

Como muitas dessas crianças e adolescentes acabam crescendo sem o diagnóstico e o tratamento correto, com o tempo acabam tendo episódios mais bem definidos e mais graves, isto é, um dia finalmente se encaixam em outras classificações do CID...

Sim; esperemos o CID de 2013. Talvez ele traga novidades.


Leia mais
Transtorno Bipolar
Bipolares não-diagnosticados
Ela tem dupla personalidade, é bipolar
Qual é a diferença entre bipolar e boderline?
Esquizofrenia e Transtorno Bipolar

Um comentário:

Preta disse...

Pois é Breno
Não sei onde me encaixo, pois descobri ser bipolar, quando entrei em uma depressão profunda a qual durou quase um ano, até acertar as medicações não foi fácil.
Mas as decaidas que tive eu tinha sintomas de Depressão junto com euforia.
Me sentia triste muito triste e ao mesmo tempo irritada aos extremos, momentos tinha aceleração motora, momentos não queria sair do lugar, se pudesse nem mexer os olhos mechia.
Mas tenho também outra forma.
Tipo ontem, acordei bem, muito bem obrigado.
Após o meio dia comecei a cair, ficar triste do nada, fui caindo, caindo...nem no meu curso fui ontem, sendo que em um ano e meio de curso nunca tinha faltado, pois meu curso me da muito prazer...
Só tinha vontade que chegasse as 8 duma vez para tomar minhas medicações e dormir, para acabar aquele dia.
Hoje acordei novamente muito bem obrigado hehehehe.
Tenho essas mudanças num mesmo dia, mas acho que não permanecem o tempo suficiente para ser classificado.
Mas é isso que acontece comigo, do nada começo a me entristecer, mas também do nada isso passa, ou as vezes basta um estimulo positivo me tira desse estado de tristeza.
Por isso não sei qual seria minha classificação!
Bjinhos