sábado, 30 de julho de 2011

Sou borderline e bipolar? Me explica isso direito

free image from freedigitalphotos.net
Para que admitamos o transtorno borderline como comorbidade no transtorno bipolar, devemos, antes de tudo, caracterizar o TAB como enfermidade.
 
Comecemos com um exemplo bem fácil de entender. Imaginemos um bipolar tipo I, clássico, que alterna fases depressivas com fases maníacas. Tenhamos em mente também os períodos de vida normal dele. Pronto! Temos aí três momentos para analisar. Comecemos pelos dois primeiros.
 
Se temos episódios depressivos e maníacos bem definidos, sem lugar a dúvidas de que são realmente depressão e mania, e se eles se alternam vez após vez, constituindo os famosos ciclos que caracterizam o transtorno bipolar, já é mais que suficiente para que falemos em TAB. O transtorno bipolar não vai se manisfestar mais claramente do que isso!
 
Agora, tenhamos em mente os momentos de vida normal do nosso bipolar tipo I. Com momentos de vida normal, queremos dizer aqueles em que não se manifestam nem depressão nem mania. Agora o bipolar não passa por crises ou espisódios, o humor não está nem deprimido nem elevado. Em poucas palavras, agora o TAB não se manifesta através de crises.
 
E é justamente durante esses momentos de vida normal que devemos procurar elementos que nos permitam caracterizar o transtorno borderline. Não haverá ocasião mais adequada. Durante as crises do transtorno bipolar, você não poderá reconhecer nada ou quase nada que diga respeito ao transtorno borderline, ainda que não seja impossível perceber alguma coisa. Mas, como tanto o diagnóstico de TAB como o de TPB são considerados difíceis, não é necessário que você torne as coisas ainda mais complicadas do que elas já são!
 
Desse modo, é durante os períodos de vida normal do bipolar que encontraremos aqueles sintomas que caracterizam o borderline, se realmente houver esta comorbidade.
 
Mas talvez agora você diga: OK, assim parece simples. Mas como não confundir os sintomas do transtorno borderline, durante esses períodos de vida normal do bipolar, com os sintomas do TAB propriamente dito?

Aí é que entra em campo uma postagem já antiga do Mastigando Estrelas, que está entre as mais acessadas de todos os tempos, Qual é a diferença entre bipolar e borderline?

Tanto o bipolar como o borderline têm variações de humor, mas elas se manifestam de maneiras diferentes. As variações de humor do borderline obedecem a ciclos mais curtos, geralmente durando alguns minutos, às vezes algumas horas. As do bipolar obedecem a ciclos mais longos, isto é, duram pelo menos uma semana ou meses se ainda estamos falando de um bipolar tipo I.
 
O humor do bipolar obedece a fatores internos, isto é, não importa o que aconteça no mundo à sua volta, seu humor permanecerá deprimido enquanto durar a depressão ou continuará elevado enquanto durar a fase de euforia. O humor do borderline obedece a fatores externos, isto é, ele já reage ao mundo exterior, mudando de humor segundos às circunstâncias, daí que é normal que o humor do borderline vá mudando ao longo do dia segundo as situações que ele experimenta.
 
Sob forte pressão ou diante de um conflito, o borderline escapa ou pode escapar à realidade. É como se ele simplesmente ignorasse a questão ou não a tivesse ouvido, mudando de assunto ou dizendo algo desconexo, se participa de uma conversa, por exemplo.
 
Imagine que o borderline não queira viajar de férias para a casa de parentes e que a ideia da viagem o aflija ou o pertube sobremaneira. Talvez tenhamos este diálogo: Vamos viajar, estamos fechando a casa, você vai ficar aí? pergunta a mãe de uma borderline. Tenho tanta vontade de dançar! diz a borderline, liga o rádio e começa a dançar... Ela ouviu que estão fechando a casa porque a família vai viajar de férias?
 
Um bipolar, numa fase de mania, não querendo viajar, talvez ficasse irritado porque foi contrariado, dizendo mil coisas contra a viagem. Um bipolar, numa fase de depressão, talvez fiacasse parado, meio "perdido", ou fosse facilmente convencido a ir, sem mostrar grande oposição à viagem.
 
Outra boa diferença é a visão que cada um deles tem sobre as pessoas.
 
O borderline divide as pessoas em dois grupos bem distintos, ou elas são boas ou elas são más, ou elas são honestas ou elas são desonestas, ou elas só mentem ou elas só dizem a verdade, etc. Não há um bom meio-termo. É algo que nos lembra os personagens lineares dos romances antigos.
 
Há outras diferenças, certamente, mas fiquemos com essas. Já é o bastante para termos uma ideia. Note, entretanto, que o humor instável do borderline fica longe de constituir aqueles ciclos mais longos, de depressão e mania, como no caso de um bipolar tipo I.
 
Mesmo um bipolar tipo misto (o bipolar tipo misto também é tipo I, lembremos), mesmo um bipolar tipo misto não deve ser confundido com um borderline. O bipolar misto, mesmo aquele que alterna sintomas de depressão e euforia num só dia, terá episódios que duram pelo menos 7 dias e períodos de vida normal, isto é, ainda neste último caso teremos aqueles ciclos mais longos que caracterizam o TAB. Esses ciclos mais longos, como eu disse, não existem no TPB, ainda que o borderline também possa sofrer de uma depressão que já não é exatamente aquela que vemos no TAB.
 
O que acontece é que um bipolar misto pode ser confundido ainda mais facilmente com um borderline, porque os sintomas de depressão e euforia, se eles se alternam rapidamente, podem lembrar aquelas variações de humor mais curtas do boderline. Ainda assim, queria notar que esses sintomas de depressão e de euforia do bipolar misto constituem o humor misto, isto é, constituem um só estado de humor e, não, vários estados de humor.
 
Na cilcagem ultradiana, sim, temos vários episódios (e não um só) acontecendo num só dia ou ao longo de um período de horas.
 
Detalhe. Outra maneira de o episódio misto se manifestar é aquela em que os sintomas de depressão e euforia coincidem. Também há o episódio misto inespecificado, que pode não durar 7 dias.
 
Além do mais, tenhamos em mente que o TPB não é a única comorbidade possível no TAB. Há inúmeras outras. TDAH e TEPT, por exemplo, também podem fazer uma confusão dos diabos quando se busca o diagnóstico correto de TAB. Daí que o diagnóstico correto nem sempre está correto...
 
Mas, para não irmos além do que o título da postagem prometia, daqui por diante tenhamos em mente apenas os transtornos boderline e bipolar.
 
Embora TAB e TPB possam ser confundidos facilmente um com o outro num primeiro momento ou durante muitos anos, há diferenças entre eles. Você pode ser borderline, você pode ser bipolar ou você pode ser tudo junto e misturado. Em linguagem mais correta, você pode ser bipolar, boderline ou bipolar tendo como comorbidade o transtorno borderline.
 
Ainda sobre o TPB como comorbidade no TAB, não sei se todos os médicos veem o transtorno borderline como possibilidade de comorbidade, mas creio que ao menos a maioria esteja a par da questão.
 
Espero ter explicado direito. Qualquer coisa, escrevo outra postagem. Vamos ver...
 
 
Leia mais
Diana BBB11 - análise psicólogia
Qual é a diferença entre bipolar e borderline?
O que os leigos deveriam saber sobre bipolares

Um comentário:

Anônimo disse...

Venha fazer parte de nosso grupo no facebook - Transtorno da Personalidade Borderline - conheça mais sobre o tema, vamos trocar informações e experiências com profissionais e pacientes, vamos ajudar e ser ajudados.

O link do grupo:

http://www.facebook.com/#!/groups/274357359264475/