quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O que é transtorno bipolar?

Essa, certamente, é a pergunta mais comum encontrada na Internet ou em programas de TV sobre o tema. Sempre que se fala no assunto, vem a pergunta "O que é?"

Curiosamente, essa é justamente a pergunta que mais me parece mal respondida. As tentativas de resposta costumam ser tão resumidas ou tão simplificadas, que o resultado mal corresponde à realidade. Como explicar, de maneira resumida, algo que não se resume à meia-dúzia de palavras? Como simplificar algo que, por natureza, é complexo, talvez o caso mais intrigante da Medicina atual?

De modo geral, os textos na Internet costumam ser curtos e superficiais, de acordo com o gosto da maioria das pessoas. Daí que, se uma pessoa encontra um texto longo e profundo sobre o que é transtorno bipolar, provavelmente ela passará para outro texto, até que encontre um resumido e simplificado, tal como ela deseja; e não será difícil encontrar, porque tais textos são os mais comuns na Internet...

Num programa de TV, costuma acontecer coisa semelhante, porque o texto do programa tem de se adequar aos telespectadores habituais dele. Um documentário médico, certamente, será mais longo e profundo ao falar de TAB. Já uma reportagem de TV para o público leigo, provavelmente será mais curta, mais simplificada ou menos profunda.

Daí que não importa o que seja o transtorno bipolar. O que importa é a resposta que as pessoas estão dispostas a ouvir...

Para ficarmos com a melhor resposta que vemos na Internet (dentre as curtas e simplificadas), costuma-se dizer que o transtorno bipolar é um distúrbio caracterizado por oscilações de humor, e quem sofre desse distúrbio experimenta euforia e depressão. Até aí, tudo muito correto... Mas, na prática, o que a maioria das pessoas entende? Que ser bipolar é estar triste num momento e alegre no outro, coisa que todo o mundo experimenta...

Mas o que seria preciso dizer para explicar melhor o que é transtorno bipolar?

Certamente, ao menos com respeito ao TAB I e II, seria preciso lembrar que:

a) com "oscilações de humor", não queremos dizer ficar bem ou mal-humorado de vez em quando, sem consequências significativas para a vida afetiva, social ou profissional; porque aqui "humor" tem um sentido bem diferente do popular;

b) as oscilações de humor (se ainda estamos falando de fases ou episódios) não duram segundos ou minutos, mas dias, semanas ou meses; e podem durar ainda mais se não forem controladas com medicação;

c) depressão é diferente de tristeza, da mesma forma que euforia é diferente de alegria; depressão e euforia não são sinônimos para tristeza e felicidade;

d) a depressão e a euforia não obedecem a fatores externos, mas internos; não variam segundo as circunstâncias, mudando facilmente de acordo com o que acontece no mundo externo...

Mas veja: a explicação já começa a ficar complicada. Se vamos falar de humor, depressão e euforia para explicar o TAB, teremos, antes de tudo, de explicar o que é humor, depressão e euforia, porque a maioria das pessoas tampouco entende estes três últimos conceitos, que, em linguagem popular, têm significados muito diferentes! Em poucas palavras, quando falamos em humor, depressão e euforia para explicar o TAB, estamos dizendo X e a maioria das pessoas está entendendo Y... e, entre X e Y, costuma haver um abismo...

Pense bem: Se antes de tudo não conseguirmos explicar o que é depressão, por exemplo, como poderemos explicar o que é TAB?

Não adianta "martelar" na cabeça das pessoas que o bipolar passa por depressão e euforia, se as pessoas continuarem sem entender o que é depressão e euforia...

E olha que nem começamos a falar em TAB misto (depressão + euforia), TAB-SOE (sintomas mais leves, menos claros ou ocorrendo em menor número), TAB na adolescência (um meio-termo entre TAB adulto e TAB na infância), TAB na infância (muito diferente do TAB adulto), etc. Tudo isso também é TAB e faria parte da explicação...

Seria uma explicação longa, é verdade, e haveria quem oferecesse uma explicação mais curta e mais simplificada, tão ao gosto da maioria...


Leia mais
Qual é a diferença entre bipolar e borderline?
O futuro da palavra bipolar
Ela tem dupla personalidade, é bipolar
Sou borderline e bipolar? Me explica isso

2 comentários:

NebulosaMente disse...

Oi Breno, gosto muito do seu blog, só não tenho comentado mais pq algumas vezes me faltam palavras e muitas vezes também ânimo.
Hj não resisti, mesmo sabendo que tá dificil organizar meus pensamentos, me desculpe ser tão prolixa.

Em 1º lugar, muito pertinente esse post, o que lemos por aí realmente deixa todo mundo com a sensação de ser bipolar.
Até hoje se eu comento com alguém é comum eu ouvir a resposta:
-Ah, mas isso eu também tenho!
Eu nem comento mais, mas aprendi uma resposta..
- sério? e qual é o transtorno que isso te causa?
Normalmente a pessoa diz, ah mas eu não me deixo abalar não, eu toco minha vida, bem ou mal eu não deixo de fazer nada.
Ai eu dou risada e falo que trastorno bipolar sem trasntorno não é trasntorno bipolar..hehe (a não ser é lógico que esteja estabilizada, mas normalmente algum trasntorno (mesmo que sutíl) a pessoa teve, né?

Bom vou abrir outro comentário para a 2º parte, esse já tá muito grande.

bj

NebulosaMente disse...

Bom.. em 2º (e faz tempo que estou pra te pedir isso) seria pedir um post, até hoje algumas peças ainda não se encaixam, é lógico que já falei com o médico, ele já explicou algumas coiss, mas como me parece que você pesquisa bastante eu gostaria de saber o seu parecer, nas suas palavras. Não quero parecer folgada, mas é que você repassa tudo tão mastigadinho pra gente.. :)

Vamos lá.. já li seu post onde vc aborda se os bipolares são ou não mais violentos e também um outro onde vc distingue temperamento de comportamento mas mesmo assim eu gostaria de uma abordagem sua detalhando um pouco mais os sintomas da fase maníaca e hipomaníaca, que é mais difícil de entender que a depressão.

Eu por ex sou uma pessoa extremamente calma, me irrito sim lógico, às vezes dou meu showzinho, mas nada demais, no geral sou mais calma que a maioria das pessoas.
E pelo que lemos por aí os bipolares possuem temperamento forte, em mania são explosivos, impulsivos, arrogantes e etc.. como sendo uma condição.
Por não ter esse perfil, às vezes me questiono se sou ou não bipolar.

Queria muito saber se existem bipolares calmos, mais contidos, mesmo em mania/hipomania, nos relatos que lemos eles quase não existem.

É isso Breno, não sei se mais gente tem essa dúvida ou não, se é um assunto que vale ou não a pena abordar.. é só uma sugestão, tá amigo? Se achar que não merece um post, ok.. eu entenderei.

Um super beijo e obrigada pelo seu blog.