sexta-feira, 1 de julho de 2011

Temperamento e Personalidade - dois conceitos para você entender melhor o TAB

Isto aqui não é uma música do John Lenon, mas imagine. Imagine uma pessoa tímida. Ela pode reagir, de modo extrovertido, a uma situação. (Um rapaz que, sendo tímido, se aproxima de uma garota e toma a iniciativa, agindo de um modo não-tímido, será um bom exemplo para o que quero dizer.) Se ele no fundo é tímido, estamos falando de seu temperamento. Se ele agiu de modo extrovertido, ainda que no fundo seja tímido, já estamos falando de sua personalidade.

Temperamento e personalidade são conceitos diferentes.

E temperamento de base é aquele que se somará a certos sintomas (de euforia ou depressão) para produzir determinado comportamento no bipolar.

Não podemos mudar nosso temperamento de base, mas podemos adotar, conscientemente ou por causa do TAB, esta ou aquela atitude para reagir às circunstâncias; porque nossa personalidade já é algo mais externo.

A euforia ou a depressão, ressaltemos, acabam dando ao bipolar modos novos de reagir às circunstâncias; e é algo que acontece sem que o bipolar tenha planejado ou pedido. Ninguém planeja ou pede para entrar em depressão, por exemplo.

O bipolar, portanto, tem um temperamento de base (de base porque esse  temperamento é o mesmo antes e depois do TAB) e tem uma personalidade pré-mórbida (pré-mórbida porque essa personalidade é diferente daquela que ele manifesta depois do TAB e por causa do TAB).

Está vendo como o bipolar, no fundo, não deixa de ser um só? Há algo mais profundo que o humor que continua quando há as crises.


Leia mais
Transtorno Bipolar
Ela tem dupla personalidade, é bipolar
Qual é a diferença entre bipolar e boderline?
Esquizofrenia e Transtorno Bipolar

Um comentário:

RSR disse...

Acabei de me sentir uma polipolar... hahaha. Meus deuses, será q isto eiste? haha