quinta-feira, 31 de março de 2011

Por que alguns blogs são mais visitados que outros

Por quê? É o que tentarei responder...


Mecanismos de busca do Google

Imagine que é 7 de Setembro. Haverá milhares de estudantes pesquisando sobre o assunto na Internet. Se você publicou um post chamado 7 de Setembro, provavelmente uma boa parte desses alunos verá o título de seu post na Net ao pesquisar no Google. E fatalmente muitos deles clicarão no link que os levará ao blog. Desse modo, você terá conseguido muitos acessos. Isso, obviamente, não terá nada a ver com a qualidade do post. Explico:

Os alunos não sabem o que vão encontrar antes de clicarem no link que leva ao blog. Eles simplesmente ignoram o que há do outro lado do link, essa porta virtual que muitas vezes dá para mundos desconhecidos, oh! Eles simplesmente clicam para ver do que se trata. E aí é que está. Não importa se o aluno leu 100% ou 0,1% do post, se ele gostou ou não do post, o fato é que seu contador de acessos se moverá uma casa.

Não importa se o visitante ficou 1 segundo ou 1 hora no blog, o que importa é que o contador de acessos, num caso e outro, se moverá exatamente da mesma maneira, isto é, se moverá uma casa...

Obviamente, isso não acontece apenas a respeito de pesquisas escolares. Todos os posts, não importa de que assunto tratem, estão sujeitos a essa mesma lei dos títulos genéricos... Sim, sim; chamemo-la lei dos títulos genéricos.


Qualidade dos posts

Pode ser que o visitante tenha gostado do post, pode ser que tenha odiado. Mas cada visita faz com que as estatísticas do blog marquem uma visita a mais. Pode ser que o visitante tenha lido apenas o título ou a primeria linha do post, pode ser que ele tenha lido 100% do post, mas, para fins de estatísticas, você recebeu uma visita em ambos os casos.

Creio que a melhor maneira de saber se o post realmente agradou seja através dos comentários, do número de seguidores, isto é, de pessoas que demonstram o que sentiram ao ler o post ou que voltam ao blog com um mínimo de frequência. Os comentários e os seguidores, portanto, me parecem os melhores indicadores da qualidade do blog.

É claro que seu blog pode estar no início e ter poucos seguidores. É claro que o tema de seu blog pode estar dirigido a um público pequeno ou minúsculo. É claro que você pode ter escrito coisas excelentes sem que outras pessoas tenham tido a oportunidade de ler seus posts. Mas, uma vez que pelo menos algumas pessoas tenham lido o que você escreveu, você já terá uma ideia da opinião delas sobre seu blog.

Vejamos o que acontece com sites que publicam poemas. Você clica no poema do mês, o que teve mais acessos nos últimos 30 dias. E aí você descobre que ele tem 1.500 acessos e 1 comentário, ou nenhum. Enquanto isso, você lê poemas que tiveram 30 acessos e 15 comentários! Não é, no mínimo, curioso?

Se você visita esses sites de poesia, notará que os poemas mais visitados costumam ter aqueles títulos genéricos, isto é, eles obedecem à lei dos títulos genéricos. E, se há exceções, é só para confirmar a regra, é claro!

Não estou dizendo, entretanto, que o título genérico apaga a qualidade de um post de qualidade! O que estou dizendo é que título genérico dá visibilidade a qualquer post, tenha ele qualidade ou não.


Títulos dos posts 

Títulos genéricos como 7 de Setembro, etc., são muito procurados em sites de busca como o Google. Sendo assim, quanto mais genérico for o título da postagem, mais possíveis cliques ela receberá.

Imagine dois posts exatamente iguais, um xérox do outro, mas com títulos diferentes. O título mais genérico atrairá mais acessos de pessoas desconhecidas, que estejam pesquisando no Google. Sendo assim, se você escreveu um post sobre relacionamentos humanos chamado Amizade, ele terá muito mais acessos do que teria se o título fosse relações interpessoais.

Veja um exemplo meu. Quem diabos estará pesquisando "Fukushima é aqui, Fukushima não é aqui"? Provavelmente ninguém! Mas por que diabos eu publiquei um post com esse título? Opções: 1) Sou louco; 2) Só me preocupo com texto do post e, não, com o título; 3) Gosto de títulos originais; 4) Não me preocupo com as pesquisas do Google; 5) Me preocupo antes de tudo com os leitores que já acompanham o Mastigando Estrelas; 6) Escrevo o que quero, como quero e não desejo ser um genérico.

Você escolhe. Eu ainda estou escolhendo...


Cada blog é um mistério

Se você navega na Net, navegando por blogs nunca de antes navegados, você não terá tempo para ler os 112 milhões de blogs que há no mundo. Isso significa que você quer os melhores. Mas... quais sãos os melhores? A não ser que você visite/leia cada um dos 112 milhões de blogs que há mundo, e os compare, você nunca saberá.

Provavelmente você clicará no link que lhe parecer mais interessante, ou mais oportuno.

Tudo fica diferente, é claro, quando você visita um blog por indicação de amigos, ou quando retorna a um blog já conhecido; já visitado por você anteriormente.


Leia mais

6 comentários:

Paula disse...

Bem interessante seu post...é é bem verdade. Há um tempo atras postei um texto com o titulo "Amizade", nem foi um dos meus pots preferidos, mas é o mais vizualizado no meu blog. Bem curioso isso! =)

Ana SSK disse...

É, né. O meu, do Black Swan, ganha disparado de todos os outros posts.

Julliany kotona disse...

"Sorria,
Sempre nos momentos
de tristeza e angústia
Para que a alma não se acostume ao sofrimento,
não se cale em desespero,
e não adormeça eternamente
Sorria,
Para que a vida seja mais bela
Para que o amor seja mais forte e verdadeiro
Para que as flores e tudo mais possam fazer sentido
Sorria
Sempre que a vida parecer confusa
Para que as luzes possam brilhar,
e para que as respostas e soluções possam surgir,
para os problemas serem mais fáceis de serem resolvidos...
Sorria
Em todos os momentos da vida
Porque o sorriso é um remédio para
todas as dores, e um meio de se chegar
a completa e verdadeira Felicidade"!

Tenha um exelente fim de semana de muitas realizações bjos.

Allyne Evellyn disse...

Realmente esse lance dos títulos genéricos é pura verdade , pois tenho um post sobre a inveja do pênis e a mulher lésbica, é apenas uma citação bem simples mas recebeu muitosss acessos.
Aí levanto uma questão; o que é mais importante o número de acessos ou os seguidores participativos?

Que bom ter vc participando do meu blog

valeu

Anônimo disse...

Não tinha idéia. Bom saber, abraço Cy.

Thalita disse...

Uau, nunca parei pra analizar isso... Meu blog é bastante visualizado mas não tem títulos genéricos, diria que seria pelo conteúdo. Tbm há bastante seguidores, comentários... Não há nada melhor do que um comentário bem feito do que um post muito visualizado né?