terça-feira, 12 de julho de 2011

Série "Bipolares famosos"

Quem acompanha o Mastigando Estrelas desde sempre, isto é, desde os últimos 5 meses, já deve ter notado que tenho discorrido bastante sobre TAB e assuntos correlatos.

Malhação, Morde & Assopra, marchinha Amigo Bipolar, resultados de pesquisas, notícias de jornal, tudo isso, quando relacionado ao TAB, costuma gerar um post neste blog.

Sendo assim, talvez alguém se pergunte: Mas por que o Mastigando Estrelas não falou da promotora que simulou sofrer de TAB? nem da Cristina Mortágua, que já admitiu padecer de TAB? Resposta:

Procuro não falar sobre casos que envolvam uma imagem negativa do TAB. Seria jogar mais lenha na fogueira do preconceito, incentivando mais comentários, alongando a questão além do razoável.

Além do mais, os grandes jornais já noticiaram que a promotora, na verdade, não era bipolar. Não me sobrou muito para dizer. Sobre a Cristina Mortágua, se ela é realmente bipolar como admitiu, eu só mencionaria seu comportamento agressivo num post para incentivar o tratamento ou um tratamento mais eficaz.

Obviamente, falando em público sobre tais casos, é sempre conveniente lembrar que a promotora não era de fato bipolar e que a Cristina Mortágua merece, antes de tudo, o melhor tratamento possível. Mais do que isso, entretanto, seria alongar a questão além do necessário. No caso da promotora, portanto, basta trazer o foco do comentário para o fato de que ela não era bipolar. No caso da Mortágua, basta levar o foco do comentário para o fato de que bipolares podem ter uma vida normal, ou praticamente normal, com o tratamento adequado.

É claro que, quando uma pessoa está indignada, ela foca no que ela detesta. Daí que é natural que muitos bipolares pisem e repisem em casos que envolvam uma imagem negativa do TAB. Afinal, é tudo o que eles não querem ou odeiam! Também é compreensível que as pessoas queiram descarregar sua indignação sobre o alvo certo e, não, na direção oposta...

Mas veja: Se um bêbado agride uma autoridade,  como fez a Mortágua, as pessoas entendem o que houve, algumas acham graça e não têm medo; porque todos conhecem os efeitos do álcool. Mas, se um bipolar agride uma autoridade, como fez a Mortágua, as pessoas de modo geral não entendem e sentem medo; porque não sabem muito bem o que é TAB e passam a vê-lo como sinônimo de agressividade. Neste último caso, um bipolar que passa por um episódio depressivo e perde o ânimo para tudo, também será visto como agressivo pelas pessoas em geral. Não basta pisar e repisar esses casos, dizendo, por exemplo, o que não é TAB; porque a imagem que fica, na mente das pessoas, é a da Mortágua agredindo uma autoridade.

Mas por que o Mastigando Estrelas falou de Morde & Assopra, por exemplo? Resposta:

Porque a novela disse Ela tem dupla personalidade, é bipolar. E esse foi um ótimo pretexto para explicar que Dupla personalidade e TAB são transtornos diferentes. Neste último caso, o blog pôde dizer algo proveitoso a partir de algo bobo ou ameno, isto é, pôde diminuir a falta de informação sobre o TAB sem ter que reproduzir ou lembrar uma história desagradável.

Para que insistamos numa imagem positiva do TAB, o Mastigando Estrelas tem postado toda terça-feira um vídeo, um poema de um bipolar famoso ou algo relacionado ao tema. Quem quiser acompanhar a série de posts Bipolares famosos, já sabe: Toda terça, neste mesmo bat canal e bat horário...


Leia mais

Um comentário:

Bruniele Souza disse...

Olá Breno! Visitando o seu blog para agradecer a sua presença! Volte sempre que quiser!
Estarei sempre por aqui também!
Abraços