sábado, 23 de abril de 2011

Tipos de Blogs

Eu costumo dividir os blogs em cinco tipos (partindo daquela ideia de Pound que dividia os escritores em 6 grupos. Para blogs, 4 tipos básicos, além de 1 tipo misto, serão suficientes):


1. Criadores

São os blogs que apresentam ideias originais ou que inovam de alguma maneira.

Os posts criados pelos blogs Criadores nunca foram vistos antes, são a origem de todas as variantes, cópias ou cacoetes que você verá depois.

Em poucas palavras, os Criadores são a origem ou a mãe (com todo o respeito!) de todos os outros blogs...

Os Criadores criam.


2. Aperfeiçoadores

São os blogs que acrescentam algo às ideias já existentes, melhorando-as.

Se estivéssemos falando de aviação, eu diria que Santos Dummond foi Criador, porque criou o 14 Bis; e que os inventores do Concorde são Aperfeiçoadores, porque melhoraram em 1000 vezes o 14 Bis, mas, ainda assim, não inventaram o avião...

Os blogs Aperfeiçoadores podem ter várias funções: a) atualizar um texto antigo, que já não fazia sentido hoje em dia; b) corrigir um texto excelente, mas que continha erros;  c) fazer com que os leitores se interessem por uma ideia que já não causava interesse; etc.

Os Aperfeiçoadores apenas não são capazes de uma coisa: de serem os primeiros a ter a ideia, do contrário seriam Criadores e, não, Aperfeiçoadores...

Os Aperfeiçoadores têm função oposta à dos Corruptores.


3. Disseminadores

São os blogs que passam adiante as ideias já existentes, mas sem acrescentar nada a elas.

Os Disseminadores não são capazes de criar ideias ou de aperfeiçoá-las. Eles simplesmente disseminam ideias vistas em outros blogs.

Os Disseminadores fazem com que circulem, com maior ou menor graça, as ideias originais dos Criadores, ou as ideias melhoradas dos Aperfeiçoadores. Há quatro tipos de Disseminadores:

Os Copistas simplesmente repassam um texto adiante, sem reescrevê-lo. Os blogs que reproduzem poemas, frases, mensagens, etc., não alteram os textos que publicam. Um blog especializado em publicar poemas de autores famosos, certamente não alterará os poemas desses poetas.

Os Compiladores reúnem num só lugar textos que andam espalhados por aí. Exemplo: Antes você tinha que visitar vários endereços na Net para encontrar todos os textos já publicados sobre o tema X, até que um dia alguém decidiu reuni-los num único blog. Pronto! Acabou a sua peregrinação.

Os Intérpretes reescrevem os textos que encontram, utilizando suas próprias palavras, mas mantendo as ideias originais intactas, sem prejuízo de tais ideias. São eles que criam variantes para as ideias originais, acham ou imaginam exemplos concretos para ideias abstratas, desenvolvem textos curtos ou resumem textos longos. Mas eles não acrescentam ideias novas às ideias antigas, nem as aperfeiçoam. Do contrário, seriam ou Criadores ou Aperfeiçoadores.

Um Disseminador pode ser Compilador e Intérprete ao mesmo tempo, se ele reescreve os textos que reproduz, mas não poderia ser, a um só tempo, Copista e Intérprete.

Os Tradutores são Disseminadores Intérpretes que conhecem outras línguas.

Os Disseminadores não aperfeiçoam nem corrompem.


4. Corruptores

Sãos os blogs que passam adiante as ideias já existentes, mas deformando ou corrompendo-as. Há dois tipos de Corruptores:

Os Corruptores ingênuos ou Corruptores de boa-fé, diferentemente dos Disseminadores Intérpretes, são maus intérpretes. Eles permitem que as ideias se degenerem ou adquiram um sentido diferente quando tentam reescrevê-las.

Os Corruptores ingênuos têm o mesmo objetivo dos Disseminadores Intérpretes, mas, diferentemente destes que alcançam bons resultados, aqueles alcançam maus resultados.

O que poderíamos dizer a favor dos Corruptores ingênuos é que costumam ser blogs mantidos por pessoas de mentalidade ingênua, isto é, por pessoas que não possuem a chamada mentalidade crítica. São os analfabetos funcionais da blogosfera, porque interpretam de maneira equivocada os textos que reproduzem.

Os Corruptores conscientes ou Corruptores de má-fé são os que corrompem uma ideia de maneira intencional. Geralmente eles têm um motivo para isso, ou simplesmente acham graça ao fazerem uma ideia circular com outro sentido diferente do original.

Os Corruptores, ingênuos ou não, têm função oposta à dos Aperfeiçoadores.


5. Mistos

Os posts de um blog serão, predominantemente, Criadores ou Aperfeiçoadores, Disseminadores ou Corruptores. Do contrário, quando não haja predomínio, poderemos falar em blogs Mistos.


Em resumo

Em resumo, os blogs Criadores e Aperfeiçoadores são excelentes ou bons; os blogs Disseminadores são bons ou aceitáveis; mas os blogs Corruptores são maus ou inoportunos.


Pound

Se você já conhecia aquela divisão de Pound mencionada no início deste post, significa que eu poderia ter poupado um bocado de explicações. Porque, grosso modo, os blogs Criadores corresponderiam aos escritores Gênios ou Inventores; os blogs Aperfeiçoadores, aos escritores Mestres; etc.


Qual o seu tipo de blog?

Procure descobrir se o seu tipo de blog é Criador, Aperfeiçoador ou Disseminador. Também procure descobrir se você anda visitando blogs Corruptores, etc.


Leia mais
Meu querido mundo virtual
Por que alguns blogs são mais visitados que outros

2 comentários:

Danielle disse...

Bruno, depois de tua visita... Também vim te visitar e teu Blog lembrou-me do tempo em que literatura fazia muito mais parte da minha vida do que faz hoje. Mediante a isto fiquei pensando... Por que este tipo de hábito fica cada vez mais impraticável com a modernidade?
Parabéns pelo Blog...

"Mensagens Abençoadoras" disse...

OI Breno!
Que lindo seu blog!
Sensivel, inteligente, romantico...hehehe vou parar senao vc vai fk convencido hehehehe
Tchauuuuuuuuu
Marly