quarta-feira, 8 de junho de 2011

Espalhe este selo por aí

No final da coluna à direita deste blog, desde o dia 6, há um selinho para copiar e colar.

A mudança de estações do ano lembra bastante a alternância entre euforia e depressão que há no Transtorno Bipolar, especialmente para os que conhecem o mito de Deméter.

O mito de Deméter fala em dois períodos que se sucedem. Um deles abrange o outuno e o inverno; o outro abarca a primavera e o verão.

Não preciso dizer que outono e inverno corresponderiam à depressão enquanto primavera e verão, à euforia.

Talvez alguém pergunte: Mas porque há folhas secas no selo e não um sol brilhante, que é mais alegre? Resposta: Um conjunto de folhas secas é a imagem que melhor nos dá a ideia de mudança das estações do ano.

Mas por que não usar uma imagem de Deméter? Resposta: As imagens mais famosas de Deméter são antigas, sérias, pesadas. Uma imagem mais leve e moderna teria mais aceitação. Além do mais, só um círculo pequeno de pessoas conhece ao mesmo tempo o mito de Deméter (Mitologia) e telas famosas que retratem Deméter (Pintura). Para muitas pessoas, seria apenas a imagem de uma mulher...

Por fim, da mesma forma que o mito de Narciso representa o Autismo, não vejo melhor mito do que o de Deméter para representar o Transtorno Bipolar...

Nenhum comentário: