quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Como identificar um ciclotímico?

Talvez você se pergunte por que falaríamos de ciclotimia se, a rigor, queremos identificar um bipolar. A resposta é simples. A ciclotimia, embora classificada como doença à parte, está dentro do espectro bipolar, ou seja, na prática é um tipo de transtorno bipolar mais leve.

Na postagem anterior, falamos sobre hipomania, que é uma espécie de mania mais branda, menos visível, geralmente percebida apenas por pessoas próximas, que já conheçam o humor normal do indivíduo.

Na ciclotimia, não chega a haver uma fase de hipomania como no transtorno bipolar do tipo II. As fases de hipomania e de depressão, na ciclotimia, tendem a durar 4 dias ou menos; não são tão prolongadas ou tão graves. Os períodos de vida normal são curtos; não duram mais que 2 meses aproximadamente. O humor varia mais, isto é, espere ver várias fases de hipomania e de depressão.

A depressão na ciclotimia é leve ou moderada; não chega a ser o tipo mais grave, chamado “depressão maior”.

No transtorno bipolar, os períodos de vida normal podem durar muito mais, meses ou até mesmo anos, ainda que nem sempre haja um período de vida normal entre as fases.

Entre o transtorno bipolar e a ciclotimia há uma linha tênue, especialmente se estamos falando de bipolares do tipo II.

Além do mais, não raro, o diagnóstico de ciclotimia pode mudar para o de transtorno bipolar, ou sintomas de transtorno bipolar podem vir antes que se possa confirmar o diagnóstico de ciclotimia. Não é raro que um ciclotímico tenha algum familiar com transtorno bipolar do tipo I. Daí, vemos melhor a relação entre ambos os transtornos.

Na ciclotimia, façamos esta ressalva, não há necessariamente hipomania e depressão, porque também pode haver hipomania e distimia, que é uma espécie de depressão mais leve. Também é possível que não haja mais que uma ou outra fase de hipomania. Seja como for, para que tenhamos o exemplo de ciclotimia mais notável possível, tenha em mente várias fases de “humor elevado” e de “humor deprimido”, que duram geralmente poucos dias ou não são graves, com períodos curtos de vida normal, verificadas ao longo de pelo menos dois anos.

Obviamente, você perceberá mais facilmente as fases de humor deprimido se elas forem de depressão em vez de distimia.


Leia mais
Como identificar um bipolar?
Como identificar um bipolar do tipo II?
Qual é a diferença entre bipolar e borderline?

Nenhum comentário: