quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dicas para blogs - layout

Torne o seu blog mais atraente para os visitantes!


1 – Tipos de Fontes

As fontes mais redondas (como Times New Roman, Garamond e Georgia) ficam melhor para a leitura de textos impressos. Já as fontes menos arredondadas (como Arial, Verdana e Tahoma) ficam melhor para a leitura na tela do computador.

Tenha isso em mente ao escolher as fontes que você usa em se blog. Lembre-se de que, quanto mais você for capaz de tornar a leitura agradável para os seus visitantes, mais eles lerão os seus textos, ou mais provavelmente eles sairão satisfeitos do blog, após a leitura.


2 – Tamanho das fontes

Não use fontes grandes demais, nem muito pequenas.

Da mesma forma que uma fonte minúscula é inadequada para quem enxerga perfeitamente bem, uma fonte muito grande só seria adequada para quem tem dificuldade de enxergar.


3 – Variedade de Fontes

Escolha uma variedade pequena de fontes. Se a fonte mais adequada para seus textos é uma só, isso significa que, quanto maior a variedade de fontes em uso, mais você estará se afastando da fonte ideal.

A fonte que lhe parecer mais adequada ou agradável, use-a para os textos mais longos, isto é, para o corpo das postagens.

As postagens são a essência dos blogs, ou a parte principal deles. Não há nada mais importante num blog que o corpo das postagens.


4 – Seguidores

Seguidor atrai seguidor. Procure colocar o gadget com os seguidores numa parte visível do blog. As pessoas se animam em seguir blogs que já possuem seguidores e, quanto mais seguidores, mais elas se animam.

Obviamente, todo blog começa com apenas um seguidor, que provavelmente é o próprio dono do blog se ele não se acanha em seguir a si mesmo!

O gadget com os seguidores deve ser uma das primeiras coisas que o visitante vê ao entrar no blog. Faça com que o visitante se lembre de seguir o blog cada vez que ele entrar para ler as postagens. A posição que esse gadget ocupa em seu blog também o transforma numa espécie de cartão de visitas.

Deixe que seus seguidores digam ao visitante que ainda não se tornou seguidor: “Ei, estamos aqui! Junte-se a nós agora mesmo! Se nós gostamos deste blog, por que você não gostaria?”

Ver amigos entre os seguidores também é algo que impele o visitante a seguir o blog.

Também procure fazer com que esse gadget mostre um bom número de seguidores, em vez de apenas alguns poucos. Visualmente, é algo que impressiona ou gera certo impacto, algo que marca. Obviamente, o visitante pode consultar o número de seguidores e saber exatamente quantos internautas seguem seu blog. Mas aquela primeira impressão ou impacto fica, porque não é algo racional.


5 – Partes Nobres

As partes nobres são as mais visíveis. A parte superior do blog é a mais nobre delas, e deve ser ocupada com o nome ou o logotipo do blog. Faça-se lembrar, antes de tudo, pelo nome do blog para que seus visitantes (os que ainda não se tornaram seguidores) possam voltar facilmente. De modo geral, o título do blog coincide com o URL ou, quando não, pode ser achado facilmente nos mecanismos de busca (leia-se, sobretudo, Google).

Outra parte nobre do blog é o topo da coluna lateral. Ali provavelmente você colocará o gadget com os seguidores, logo abaixo as promoções que estão no ar atualmente, avisos importantes, etc.

Se você tem muitos gadgets em seu blog, decida quais são os mais importantes, e dê lugar de destaque a eles segundo a importância de cada um deles.


6 – Poluição Visual

Se você tenta colocar dezenas de gadgets em seu blog, isso é o mesmo que tentar botar um pé grande num sapato pequeno. Seu blog é uma página, uma única página, tenha ela ou não uma coluna lateral ou páginas anexas.

Imagine uma vitrine. Se houver milhões de produtos nela, provavelmente você não saberá em que fixar atenção, tentando ver tudo ao mesmo tempo sem conseguir, ou olhando apenas o que lhe chamar mais a atenção. Há blogs que são assim!

Escolha o que realmente deve entrar em sua vitrine, digo, em seu blog. O que for mais importante deve ocupar lugar de destaque. O que for menos importante deve ocupar as partes menos nobres. E o que não tiver importância ou função, nem deveria estar ali!

Imagine um visitante que tenha pouco tempo e que acaba de entrar em seu blog. Se ele não achar imediatamente algo que lhe chame a atenção, provavelmente ele irá embora sem ter fixado a atenção em nada. É o que acontece com os compradores mais apressados, que não adentram a loja até os fundos. Ou há algo na vitrine que ele possa comprar sem perda de tempo, ou ele segue seu caminho adiante, que provavelmente será outra loja.

Mas o que, exatamente, é importante? Resposta: Tudo o que gera acessos.


7 – Cores de Fundo

Fontes escuras e fundos claros, via de regra, são os mais adequados para textos.

Os grandes jornais, em suas versões on-line, costumam usar fundo branco e fonte negra (na verdade, quase negra).

A ideia é tornar a leitura (do visitante, obviamente) a mais agradável possível.

De modo geral, fundos negros são adequados quando o forte do site são os vídeos.

As pessoas tendem a escolher a cor de fundo de acordo com seu estado habitual de espírito ou gosto particular, o que é compreensível em se tratando de um blog pessoal. Mas talvez você queira levar em conta, também, o tema de seu blog ou o público alvo dele.

Visite sites de grandes jornais ou de revistas e veja como eles diagramam suas páginas. Com qual dessas páginas seu blog mais se identifica? Obviamente, não estou dizendo que você deve imitar, mas estou dizendo que você deve pegar o espírito da coisa e ter suas próprias ideias.


8 – Variedade de Cores

O que se falou sobre variedade de fontes, aplica-se à variedade de cores. Escolha umas poucas e boas.

Mas, se você realmente tiver que usar muitas cores, escolha uma ou outra para predominar em seu blog. Faça com que essas cores direcionem a atenção do leitor para o que houver de mais importante. Não permita que a variedade de cores crie poluição visual, isto é, não permita que essas cores façam o visitante se sentir como alguém diante de uma vitrine abarrotada de itens.

O vermelho, por exemplo, chama bastante atenção. O visitante, queira ele ou não, desvia o olhar para qualquer ponto vermelho no blog, especialmente se estamos falando de um vermelho muito vivo ou brilhante. É como se uma luzinha estivesse piscando, distraindo-o constantemente.


9 – Postagens

Obviamente, a última postagem deve ser o destaque do blog para quem acessa a página inicial. Não deixe que outros elementos de página chamem mais atenção, ou ocupem mais espaço. Lembre-se de que o visitante passará a maior parte do tempo lendo a última postagem ou as postagens antigas. Tudo o mais, se o visitante já viu o título do blog, é secundário.

Depois do título do blog, a última postagem deve ser o que mais chama a atenção.

A alma do blog são os textos, isto é, as postagens.

Escolha não só o tamanho da fonte para as postagens, mas também a largura da coluna principal, onde elas aparecem. Se a coluna for muito larga, isso faz com que as linhas do texto sejam cumpridas demais, o que não é muito agradável para quem lê.

Linhas muito extensas são tão agradáveis para a leitura quanto pouco espaçamento entre caracteres.


10 – Título do Blog

Especialmente quando acompanhado de uma imagem ou logotipo, o ideal é que o título do blog ainda permita ao visitante ver o topo da postagem abaixo, sem que ele, obviamente, tenha que usar a barra de rolagem.

Mas os monitores têm tamanhos variados. Se o seu tem 21 polegadas, o da maioria tem 17 ou 15. Se você consegue ver o título do blog e a primeira linha da postagem abaixo em seu monitor grande, isso significa que a maioria dos internautas não verá mais que a imagem do título em seus monitores médios ou pequenos.

Deixe que o visitante veja o que houver de mais atrativo em seu blog imediatamente, sem que ele tenha tempo de usar o mouse de novo. Do contrário, pode ser que o visitante deixe o blog em seguida.

Lembre-se de que seus seguidores voltarão outras vezes ao blog, mas pense, também, nos visitantes de primeira viagem, que ainda não seguem o blog e podem continuar adiante sem ter “visto” motivos para voltar. Se esses visitantes não forem ficando no blog e gostando dele, por que voltariam ou seguiriam? A primeira visita deles pode ser sua última chance de conquistá-los...


11 – Prova dos Nove

Em outros computadores, as cores que você escolheu para o blog podem ficar mais escuras ou claras, mais brilhantes ou foscas.

As fontes menos usadas, às vezes, são substituídas por outras em um PC ou outro. Procure adotar as fontes mais usadas, que são aquelas que você vê na maioria dos sites dos grandes jornais, por exemplo.

Para tirar a prova dos nove, procure acessar o seu blog a partir de computadores diferentes e veja se, havendo essas variantes, tudo continua a seu gosto. Dê uma volta pelas lan houses do centro da cidade quando você estiver por lá e tiver uns minutos de sobra.


12 – Sons

Os sons não fazem parte do layout, mas fazem parte da primeira impressão que o visitante tem ao acessar o seu blog.

Se estamos falando de um visitante que acessa seu blog pela primeira vez, ele pode sair da página imediatamente após entrar. Muitas pessoas acessam a Internet no trabalho durante o dia ou em casa durante a madrugada.

A Rede Globo, por exemplo, recebe muitos e-mails com dúvidas dos telespectadores sobre algo que eles viram no Fantástico, mas a maioria desses e-mails é enviada segunda-feira de dia e, não, domingo à noite. Além do mais, são e-mails que costumam ter, depois do arroba, o nome de alguma empresa.

Sendo assim, se um funcionário de uma empresa navega pela Internet durante o expediente dele, provavelmente ele faz isso de maneira discreta, sem chamar a atenção do chefe ou de outros funcionários. Um som ou uma música de boas vindas para quem acessa seu blog pode “assustar” esse visitante, fazendo com que ele saia da página às pressas. O alarme soou e ele tem que correr...

Com respeito àqueles que acessam a Internet durante a madrugada, quando todos na casa já estão dormindo, pode acontecer coisa parecida. Nem todos os blogs ou sites têm um som ou música de boas vindas, de modo que não é comum que os internautas tenham o cuidado de colocar o alto-falante em 0% antes de entrar na Internet.

2 comentários:

Jes disse...

Amei as dicas


Bjss

Aione Simões disse...

Dicas pra lá de úteis, Breno!
Parabéns pelo post!
Não sabia da diferença das fontes mais agradáveis para leitura no computador e em textos impressos, muito importante isso!
Vou agora mesmo conferir minhas gadgets e concordo completamente sobre o som, acho que incomoda bastante, principalmente porque normalmente eu uso o computador ouvindo música!
Beijos!