domingo, 25 de dezembro de 2011

Dicas para blogs - Visitas

Aumente os acessos a seu blog! Abaixo estão 17 dicas. Siga o maior número possível delas.


1 – Palavras-chave

São elas que fazem com que suas postagens sejam facilmente encontradas nos mecanismos de busca, quando os internautas procuram por este ou aquele assunto.

Se você escreve uma postagem sobre “A Queda da Bastilha”, as melhores palavras-chave seriam “Bastilha”, “Queda da Bastilha”, “sem culotes”, “Absolutismo” e “História da França”. Todas essas palavras-chave, especialmente as primeiras, são usadas pelos internautas quando eles desejam encontrar textos sobre esse assunto.

As palavras-chave mais pesquisadas podem variar segundo a época do ano. “Independência do Brasil”, por exemplo, é um tema muito mais pesquisado em setembro ou nas semanas anteriores, devido a pesquisas escolares.


2 – Mecanismos de Busca

Se um internauta digita a palavra “Bastilha” no Google, por exemplo, haverá uma lista enorme de resultados. Mas, se você não usou a palavra-chave “Bastilha”, sua postagem não aparecerá nessa lista. Ao menos não devido a essa palavra-chave...

Se você usa o blogspot.com, automaticamente as palavras-chave de seu blog aparecem no Google, sem que você tenha de cadastrar o blog. Mas você também pode cadastrá-lo em outros mecanismos de busca, manualmente, por conta própria.

O Google é o principal deles, ou seja, o que provavelmente gerará mais acessos para seu blog; mas certamente você pode conseguir mais acessos recorrendo a outros buscadores, se assim o preferir.

Nada impede que você esteja no Google e no Yahoo ao mesmo tempo.

Os mecanismos de busca costumam responder por 50%, 55% das visitas de um blog ou site.

Quanto mais um blog ou site é visitado, mais ele “sobe” na lista de resultados de um mecanismo de busca. Quanto mais ele sobe ou vem para a primeira página de resultados, mais acessos ele recebe...


3 – Títulos das Postagens

Crie títulos que já contenham palavras-chave. Quando sua postagem aparece entre os resultados do Google, por exemplo, o título é uma das primeiras coisas que chamam a atenção do internauta.

Se ele pesquisa sobre a “Queda Bastilha”, mais provavelmente ele clicará num link que contenha essa palavra-chave do que num link que não a contenha. Portanto, crie títulos de preferência curtos, e que contenham palavras-chave.

Para uma postagem sobre a “Queda da Bastilha”, portanto, um bom exemplo de título seria “Saiba Tudo Sobre a Queda da Bastilha”, ou ainda melhor, “Queda da Bastilha: Saiba tudo!” Este último título é preferível, porque (1) a palavra-chave vem no início e (2) é mais curto.


4 – Marcadores ou Tags

Use marcadores ou tags para que suas postagens sempre contem com palavras-chave que apareçam nos mecanismos de busca. Mas lembre-se de que você tem que separá-las usando a vírgula.

Se você escreve, no espaço destinado aos marcadores, “Bastilha Queda da Bastilha sem culotes Absolutismo”, sem as vírgulas, significa que você criou uma única palavra-chave monstro, que, obviamente, ninguém digitará em suas pesquisas.

Imagine as palavras-chave que as pessoas digitariam se estivessem procurando uma postagem como a sua.


5 – Links

Quanto mais há links para seu blog por aí, melhor. Quanto mais links para um blog na Internet, mais ele “sobe” nas listas de resultados dos mecanismos de busca.

Publique postagens frequentemente (cada postagem no blogspot.com gera automaticamente um link no Google, lembre-se) e faça parcerias para que seu blog apareça em blogrolls, por exemplo.


6 – Parcerias

Parcerias com outros blogs são sempre uma boa ideia. Blogs afins podem hospedar os banners uns dos outros, gerando acessos.

Mas veja que os blogs preferíveis são justamente os afins. Se o seu melhor amigo tem um blog sobre Sertanejo ou Axé e se você tem um sobre Punk ou Heavy Metal, talvez seja melhor não trocar banners... para que mais tarde os visitantes de ambos os blogs não marquem um encontro pelo facebook para trocar socos...

Mas, se você tem dezenas de banners de blogs parceiros, provavelmente eles já não aparecem todos na página principal do blog, onde ficam mais visíveis, isto é, onde a probabilidade de que o visitante clique num banner é maior. Provavelmente você só deixa, na página principal do blog, os banners das parcerias mais recentes ou, em vez disso, você criou uma página anexa para comportá-los.

Uma boa alternativa é o blogroll. Não importa o número de blogs parceiros, o blogroll pode continuar na página principal enquanto o número de parcerias aumenta, não importa se estamos falando de dezenas ou de centenas de parcerias.

Entre em acordo com seus blogs parceiros para que todos deixem o blogroll na coluna lateral de seus blogs, organizando o blogroll segundo as postagens mais recentes para que todos os blogs parceiros possam ocupar o topo do blogroll à sua vez.

As vantagens do blogroll são: 1) podemos deixá-lo na página principal, ainda que o número de blogs parceiros seja grande; 2) soluciona o problema do espaço; 3) podemos permitir a alternância de quem ocupa o topo do blogroll; e 4) podemos optar por “exibir título da postagem”, o que atrai a atenção dos visitantes ainda mais.

A ideia é que os blogs parceiros gerem acessos uns para os outros, e isso depende da visibilidade dos banners ou dos links no blogroll.


7 – Cartões

Algumas pessoas criam um cartão do blog, isto é, um cartão de papel com o endereço do blog para distribuir a umas poucas pessoas, sempre que há oportunidade. Geralmente, isso acontece quando elas se encontram pessoalmente pela primeira vez, em reuniões, palestras, etc.

Tenha apenas o cuidado de não distribuir esses cartões a qualquer um. Você já viu como a rua fica cheia de papel no dia das eleições?


8 – Redes Sociais

Divulgue seu blog nas redes sociais de que você participa. No Skoob, por exemplo, não deixe de colocar o endereço de seu blog no Perfil.


9 – E-mails e Twitter

Se você cria um e-mail para si ou para o blog, procure fazer com que o nome do blog conste do e-mail.

Ao criar uma conta no twitter, também procure fazer com que haja essa coincidência.


10 – Tweeterfeed e Diretórios de Blogs

Se você cadastra seu blog no twitterfeed.com, suas postagens aparecem automaticamente no twitter, já com um link para elas. Você não tem que fazer absolutamente nada. O site do twitterfeed está em inglês, obviamente.

Você também pode conseguir mais alguns acessos cadastrando seu blog em diretórios de blogs como o centralblogs.com.br. Existem vários outros diretórios, facilmente encontrados em uma pesquisa rápida no Google. Por diretório de blogs, entenda-se divulgando seu blog.


11 – Imagens

Sempre que conveniente, use imagens em suas postagens. Elas podem aparecer no Google quando sua postagem está entre os resultados de pesquisas, e em blogrolls, e as imagens sempre chamam atenção.

Obviamente, use imagens que tenham alguma coisa a ver com a postagem. Do contrário, se o internauta acessar sua postagem imaginando uma coisa devido à imagem e encontrar outra ao ler o texto, não me espantaria que ele ficasse bastante bravo.

Tenha cuidado, entretanto, para não transformar o blog num fotolog. Uma única imagem para um texto curto costuma ser o bastante. Várias imagens ou uma que ocupasse a maior parte da postagem já passaria desse limite.


12 – Primeiro Parágrafo das Postagens

As primeiras linhas de sua postagem aparecerão entre os resultados do Google e, muitas vezes, em blogrolls. Daí a importância dessas primeiras linhas, não só no blog, mas nos mecanismos de busca e blogrolls.

Deixe que o primeiro parágrafo chame a atenção do internauta para o restante da postagem. Permita que o primeiro parágrafo confirme e ressalte o que o título diz, porém de forma mais desenvolvida. Por exemplo:

Queda da Bastilha: Saiba tudo!
Se você procurava pelos sem culotes, um rei absoluto,
cabeças rolando na guilhotina e uma boa dose de História,
continue lendo! Você está no lugar certo...

 É claro que você escreve à sua maneira e de modo mais sutil. Ou não...


13 – Navegação Interna

Ao final das postagens, ofereça links para que os visitantes leiam mais. Esses links devem oferecer postagens semelhantes àquela que o visitante acaba de ler, isto é, postagens que tratem do mesmo assunto ou temas relacionados.

Os links ao final do texto das postagens são o que há de mais simples, e são muito usados nas versões on-line dos grandes jornais. (Veja um exemplo ao final desta postagem). Outra opção são os links acompanhados de imagens, muito usados em blogs.

Um gadget tradicional que facilita a navegação interna é o arquivo do blog. A caixa de pesquisa também é uma boa ideia.

Especialmente em se tratando de blogs literários, criar uma página anexa com as resenhas já postadas é sempre excelente.

O gadget com as postagens mais acessadas do blog também costuma chamar bastante atenção. De modo geral, as pessoas querem ler o que todo o mundo já leu. Há a ideia de que as postagens mais acessadas são as melhores. Na verdade, as mais acessadas são aquelas que mais souberam chamar a atenção dos internautas através de palavras-chave, do título, imagem, etc. Ninguém sabe se um texto é bom ou ruim antes de acessá-lo, mas, se já o acessou...


14 – Coluna Principal do Blog

Deixe que o visitante veja pelo menos algumas postagens na página principal. Se por acaso ele não se interessar pela mais recente, haverá outras que talvez lhe interessem, mantendo-o no blog. É claro que essas postagens, de preferência, devem estar ao alcance de um lance de vista ou exigindo o mínimo de movimento da barra de rolagem.


15 – Perfil do Usuário

O visitante se sentirá mais à vontade se souber que há uma pessoa de carne e osso por detrás das postagens. Com pessoa de carne e osso, quero dizer uma foto do blogueiro, o nome ou apelido e algumas poucas informações, como cidade ou região, etc.

Sei que algumas pessoas realmente não se sentem à vontade para colocar uma foto no perfil, o que é bastante compreensível. Mas, se um dia você criar coragem, não deixe de escolher uma boa foto.

Lembre-se de que, num blog, o mais importante são as palavras. Você não tem que ter a aparência de um modelo ou a cara mais simpática do mundo. Seja você mesmo e deixe que as pessoas se aproximem...


16 – Tema

Os blogs que possuem um tema costumam receber mais visitas. O tema é uma espécie de encontro marcado, fazendo com que o visitante sempre volte para ler mais postagens sobre o assunto preferido dele.

Ainda que seu blog não tenha um tema, provavelmente ele tem algum assunto que, vira e mexe, volta a ser o centro das postagens. De modo geral, se não há um tema único, há pelo menos um ou dois temas predominantes.

Escolha pelo menos um tema para receber uma atenção toda especial e ocupar lugar de destaque em seu blog.


17 – URL

Ao criar um blog, é boa ideia fazer com que o endereço dele na Internet coincida com o título. Lembrar-se do título seria praticamente o mesmo que lembrar o endereço. Isso é muito útil para aqueles visitantes que ainda não estão seguindo o blog e que, para acessá-lo novamente, tem de se lembrar do URL.

Também é boa ideia escolher o URL de acordo com o tema do blog. Se você criou um blog de culinária sobre receitas rápidas, nada mais natural que o URL de seu blog se chame “receitaspraticas” ponto alguma coisa! O título do blog seria, obviamente, “Receitas Práticas”.

Além do mais, quem pesquisasse sobre “receitas práticas” no Google, encontraria o blog facilmente.

Sobre o tamanho do URL, tenha em mente que URLs curtos são mais fáceis de memorizar.

Sobre mudar o URL de seu blog no blogspot.com, tenha em mente que os links já existentes em mecanismos de busca não direcionarão os visitantes para seu novo endereço na Net. Em matéria de links, é como se você começasse do zero. Se o Google respondia por 50% de suas visitas, espere que suas visitas caiam 50%.

Se o endereço de seu blog estava em blogrolls, acontece o mesmo.

Mudando o URL, você transfere o conteúdo de seu blog para outro endereço, mas os links já existentes na Internet continuam direcionando os internautas para seu endereço antigo, onde já não há conteúdo disponível.

Pode haver, ainda, inconvenientes que não mencionei aqui.


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