domingo, 9 de outubro de 2011

[Resenha] O Mundo de Vidro - Maurício Gomyde

Fiz uma resenha de O Mundo de Vidro, de Maurício Gomyde (clique aqui para lê-la no Skoob). Talvez eu tenha cometido alguns ou vários erros em minha tentativa de analisar a obra, mas todos correm esse risco ao falar de um livro que ainda não passou pelo crivo de inúmeros especialistas, o que, via de regra, leva algumas décadas ou mais. Às vezes, muitas vezes aliás, nem chega a acontecer.

Falar de obras recentemente publicadas é sempre uma aventura. Dar o primeiro passo em qualquer caminho é sempre uma ousadia. Muito fácil, porém, é falar de obras que já se cristalizaram na opinião de especialistas. Falar de Machado de Assis, por exemplo, geralmente é um caminho bastante conhecido e você não encontra nada ou quase nada novo para dizer.

Mas quem fala de obras antigas é o ensaísta. Um crítico literário de verdade (coisa que não sou, veja bem; coisa que praticamente ninguém é no País, infelizmente, porque nos faltam os verdadeiros críticos) é aquele que quer ser o primeiro a fazer uma análise crítica de um livro, correndo todos os riscos de dizer algo acertado ou uma tolice, baseando-se sempre, é claro, numa ciência, fugindo tanto quanto possa da opinião pessoal.

Em poucas palavras, procurei ir mais além de um resumo da trama e da opinião pessoal.


Leia mais
Resenha de Dom Casmurro - Machado de Assis (no Skoob)
Resenha de Inocência - Visconde de Taunay (no Skoob)
Resenha de Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho (no Skoob)

4 comentários:

Mari disse...

Hum legal hein vou vê lá, realmente e bem complicado falar de obras recém lançados é uma grande aventura.
Queria saber onde compra o seu livro(Marta), adorei o que li sobre esse livro.
Aguardo sua resposta
beijo
http://marifriend.blogspot.com
@Storiesandadvic

Breno Melo disse...

Olá, Mari!

Que bom que Marta despertou sua curiosidade!

Para adquirir o livro, acesse a loja virtual da Editora Schoba, através do link abaixo. Vc verá uma imagem da capa de Marta e outras informações. Clique no botão "Adicionar à cesta". Depois, clique no botão "Realizar Pedido". Em seguida, clique no botão "Continuar". Há um pequeno formulário que devemos preencher para que a Editora possa nos enviar o livro. É tudo bem simples. (Quem está acostumado a comprar livros pela Internet, já fez isso várias vezes.)

O link é este (cipie e cole na barra de endereços em vez de digitar):
http://editoraschoba.com.br/loja/product_info.php?cPath=115&products_id=579

beijo

Mari disse...

Ah obriga viu, é que eu nunca comprei nada pela internet rs de medo de não chega e tals... comprei somente um presente que não teve jeito kkkk
Mais vou tentar comprar sim.
Brigada pelos comentários em meu blog, e pelos elogios viu adoro, mais fico sem graça kkkk
beijo
http://pensamentoselivros.blogspot.com/
http://marifriend.blogspot.com/
@Storiesandadvic

Preta disse...

Breno
Tenho vindo seguido em seu blog, mas os assuntos últimamente tem sido demais para minha cabeça e tenho tido dificuldades em comenta-los.
Tenho lido todos os seu post, por isso estou aqui para deixar um abraço!