quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dicas para blogs - Postagens

Faça seus textos renderem o máximo possível no blog!


1 – Correção Gramatical

A correção tem a ver com a credibilidade de seu texto, especialmente se estamos falando de um blog de notícias ou um blog mais sério, menos informal.

Evite pelo menos os erros mais grosseiros, mesmo que você escreva num português bastante coloquial. Em outras palavras, use o corretor gramatical do Word ou do programa em que você gosta de escrever.

Se você tem dúvida sobre a grafia de uma palavra não corrigida pelo corretor, especialmente uma que você costuma usar, não tenha medo do dicionário. Há vários on-line que você pode consultar sem ter que sair da Net.


2 – Revisão

Escreva textos hoje para postar amanhã. Guarde seus textos por pelo menos um dia e revise-os antes de postar. A revisão sempre faz a diferença se queremos um texto mais correto.


3 – Postagens Programadas

Provavelmente, há época em que você escreve mais postagens. Programe-as de modo que elas sejam publicadas de modo regular ao longo do tempo.

Se você tem um blog literário, por exemplo, os lançamentos deveriam ter preferência, isto é, seja o primeiro ou um dos primeiros a postar resenhas sobre os livros mais recentes ou sobre as novidades que aparecem na Internet.

Por outro lado, se você também faz resenhas de livros antigos ou clássicos, não tenha tanta pressa de postá-las. Provavelmente já haverá outras centenas ou milhares de resenhas dessas obras na Internet. Mas você poderia programar as resenhas dessas obras para aquelas épocas do ano em que você praticamente não pode ler e resenhar devido às provas na escola ou a outros eventos que te ocupem completamente.

Se você vai postar uma resenha de Dom Casmurro, por exemplo, não tenha pressa. O livro foi publicado há mais de um século e certamente você pode esperar mais alguns meses!

Seja como for, ter uma postagem guardada para emergências é sempre um bom trunfo para manter o blog em atividade.

O segredo das postagens programadas consiste em publicar imediatamente o que não pode esperar, o que é mais importante ou depende de uma data para fazer sentido, e deixar para depois o que não é urgente postar ou fica bem em qualquer data.


4 – Imagens

Use imagens para ilustra as postagens sempre que for conveniente. Já falamos disto em outro post, lembra? Quantas vezes uma imagem no painel do blogger ou entre os resultados do Google não te chamou mais atenção que o texto ou o título de uma postagem?


5 – Links

Use links ao fim da postagem para incentivar a navegação interna de seu blog. Também já falamos disto em outro post. Achar um link ao final da postagem para clicar é muito cômodo. Se o texto que acabamos de ler foi bom, certamente pediremos “mais do mesmo”.


6 – Título

Outro item de que já falamos num post anterior.


7 – Tema

Procure falar do que sabe ou daquilo de que você gosta. Seus textos sairão de sua cabeça quase que instantaneamente. É muito fácil falar do que sabemos ou daquilo de que gostamos. Além do mais, o prazer que você sente ao escrever faz toda a diferença para que continue escrevendo.


8 – Frequência

Dizem que, para manter um blog, devemos publicar pelo menos três postagens por semana. Ao menos em se tratando dos blogs mais profissionais ou menos amadores.

Seja como for, há que haver uma frequência para as postagens. Uma por ano? Uma por mês?

O consenso é que “qualidade vem antes de quantidade”, ou seja, é sempre melhor publicar uma boa postagem por semana do que duas ou três pouco caprichadas ao longo do mesmo período! As postagens programadas, como eu disse, são ótimas para mantermos um ritmo ou frequência, já que nem sempre estamos tão disponíveis para o blog.

Se você tem um blog literário, isto é, se o forte de seu blog são as resenhas de livros, são essas postagens que devem ser publicadas com certo ritmo ou frequência. Se você publica 15 resenhas em janeiro, nenhuma em fevereiro, e outras 15 em março, isso significa que em fevereiro seu blog não teve nenhuma daquelas postagens que são, justamente, o ponto forte dele. Se estivéssemos falando de uma churrascaria e não de um blog, eu diria que sua churrascaria só serviu salada no mês de fevereiro, porque não houve carne no cardápio!

Lembre-se de que o prato principal, num blog literário, são as resenhas. Faria mais sentido reservar 4 das resenhas de janeiro para o mês seguinte, de modo que fevereiro tivesse ao menos uma resenha por semana enquanto você aproveita as férias ou o carnaval.


9 – Postagens Vazias

Não faça, portanto, com que seus seguidores voltem a seu blog “à toa”. Não publique uma postagem a menos que você realmente tenha algo a dizer. Lembre-se de que seus seguidores esperam algo quando visitam seu blog, e não encontrar nada de significativo lá nas últimas 10 vezes em que você postou algo é, no mínimo, desestimulante.

Se todo dia você gritar que o lobo está perto, mesmo que ele não esteja, chegará o dia em que já não te darão ouvidos. Em outras palavras, se você publicar muitas postagens vazias, chegará o dia em que você terá algo realmente bom para postar, mas ninguém acessará mais seu blog para conferir...

Por outro lado, deixe que seus seguidores sintam faltam de suas postagens se você realmente não tiver algo para postar. Só “chame” seus seguidores para o blog se a visita valer a pena para eles. Ninguém gosta de andar de lá para cá sem necessidade.

É como se você tivesse um restaurante e chamasse os seus fregueses mesmo quando não há comida para servir. Eles se lembram da boa comida que você já serviu um dia e atendem a seu chamado, mas agora não encontram nada para comer. Você faz isso uma vez, duas, três... e um dia seus fregueses já não atendem a seu chamado.


Leia mais
Porque alguns blogs são mais visitados que outros
Tipos de Blogs
Dicas para blogs - layout
Dicas para blogs - Visitas