sexta-feira, 30 de setembro de 2011

[Resenha] Inocência - Taunay

Publiquei, no Skoob, uma resenha do romance "Inocência". Algumas palavras-chave que aparecem no texto da resenha são amor, Mato Grosso do Sul, Guerra do Paraguai, regionalismo, amor impossível, etc. Para conferir, clique aqui.



Leia mais
Dom Casmurro e o transtorno de personalidade paranoide (no Skoob)
Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho (no blog Eu li e Divulgo)

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Promoção Amores Impossíveis

"O amor traz em si as sementes  de grandes sofrimentos" 

(Julieta - Anne Fortier,  pg. 136)


Quem aí está com vontade de ganhar dois os livros maravilhosos: Marta (Breno Melo) e Dom Casmurro (Machado de Assis)?
Eu e a blogueira Amanda Cristina nos unimos para preparar esta promoção mais que especial para vocês! Serão dois sortudos e eles poderão escolher qual kit querem levar!


Quer participar?

Regrinhas:
> Seguir publicamente os blogs Primeiro Livro e Mastigando Estrelas
> Preencher este formulário
> Deixar o seguinte comentário neste post:
Quero levar um desses ótimos kits!

Chances extras: (preste atenção nos verbos (comentou = passado; comente = presente...)) 
Comentou na Entrevista com Breno Melo? Preencha + 10 vezes. "Comentei na entrevista BM"
Comentou na Resenha de Dom Casmurro? Preencha + 10 vezes.  "Comentei na resenha DC"
Comentou na Resenha de Marta? Preencha + 10 vezes. "Comentei na resenha M"
Comentou no Conversando sobre Dom Casmurro? Preencha + 10 vezes. "Comentei no CSDC"
Comente no Conversando sobre Ser Escritor e preencha + 10 vezes. "Comentei no CSSE"
Siga @primeirolivro e @mastigaestrelas no twitter e preencha + 5 vezes a cada twitter seguido - Deixe seu @nomedotwitter (ou seja lá como isso se chame!)
Divulgue a frase em qualquer rede social:
A @primeirolivro e o @mastigaestrelas de darão 1 dos 2 kits incríveis de presente na #Promoção Amores Impossíveis! Vale conferir: http://bit.ly/oPjOWT
A cada divulgação preencha + 5 vezes (e você pode divulgar quantas vezes quiser, mas tome cuidado para não virar spam!) - Deixe o link da divulgação!
Divulgue o banner inicial em seu blog e preencha + 10 vezes. - Deixe o link de onde o banner está.

sábado, 24 de setembro de 2011

Greve dos Correios de 2011

Podemos ter uma ideia de quanto tempo durará a atual greve dos Correios se tivermos em mente as anteriores. Quanto tempo elas duraram?
 
A de 2010 durou cerca de 9 dias. É que uma greve dos Correios não começa ou não acaba ao mesmo tempo em todas as Unidades da Federação. Um estado pode pôr fim à greve enquanto os demais continuam com ela. É necessário que pelo menos 18 dos 35 sindicatos existentes no País optem pela volta à normalidade para que uma greve da categoria chegue ao fim nacionalmente.

Já a greve de 2009 durou cerca de 3 dias no estado do Rio de Janeiro. No Nordeste, por exemplo, eles não aderiram.

Mas, se a atual greve já passa dos 10 dias, significa que ela está sendo mais prolongada que a média. Nesse caso, deveríamos pensar que ela está perto do fim? Talvez a resposta, infelizmente, seja "não" se lembrarmos que a categoria decidiu, nesta última sexta-feria, 23 de setembro, continuar com a paralisação.

O Governo afirmou que não negocia enquanto a categoria não retomar as atividades, o que, convenhamos, costuma ser um dos primeiros pronunciamentos de um governo em situações de greve ou semelhantes. Até aí, nenhuma novidade.

Por sua vez, quando uma categoria opta pela greve, ela normalmente pede mais do que espera receber, porque sempre se espera por uma negociação em que ambos os lados terão de ceder. Na greve dos Correios de 2010 foi assim.

Mas, afinal, o que esta greve tem de diferente?

Os Correios ainda reivindicam concessões feitas pelo Governo durante as negociações da greve de 2010, mas que não foram cumpridas como os Correios esperavam. Como vemos, a atual greve tem raízes mais profundas que as anteriores, o que ajuda a entender por que ela está durando mais que a média.

A Imprensa já publicou que os funcionários em greve não receberão pelos dias parados. Não creio que a paralisação acabe enquanto não venha, pelo menos, a notícia de que eles receberão pelos dias parados, além do atendimento de ao menos parte das reivindicações, é claro.

A opinião pública, pouco expressiva até o momento, contribuiria bastante para um desfecho desta situação. Se ela ficasse claramente a favor dos Correios, seria de esperar que o Governo cedesse mais facilmente. Do mesmo modo, se a opinião pública ficasse do lado do Governo, seria de esperar que os Correios abirssem mão mais facilmente de certas reivindicações.

O Governo literalmente vive de votos, e depende muito mais da opinião pública que os Correios.

Seja como for, os serviços dos Correios fazem mais falta do que muitos imaginam. Os prejuízos com esta greve já passam de um bilhão; porque não só as pessoas comuns dependem da troca de correspondências e produtos, mas também as empresas.

O serviço dos Correios está fazendo falta, e olha que nem todos os funcionários aderiram à greve. Algumas fontes dizem 30%, outras 60% de adesão. Quem rastreia suas correspondências pelo site dos Correios sabe que as correspondências (ou melhor, os objetos) passam até com rapidez por certos centros de triagem (os CTEs) e de repente param ou quase param em alguns centros de distribuição (os CDDs). Parece que no interior dos estados a greve está realmente mais "visível", o que, ao menos para alguns, não é surpresa. Porque é no interior que os Correios costumam contar com menos funcionários para determinadas tarefas, ou é no interior que o "aperto" dos funcionários costuma ser maior. Por isso, faz sentido ver que as correspondências fluem até com a mesma rapidez de antes pelos CTEs de Benfica (cidade do Rio de Janeiro) e de Vila Maria (cidade de São Paulo), mas nem de longe com a mesma celeridade pelos CDDs de cidades menores, nesses mesmos estados.

Também parece mais frequente a ocorrência de "mal encaminhados", isto é, correspondências enviadas para determinado CDD por equívoco, fazendo com que elas levem ainda mais tempo para chegar aos destinatários. Obviamente, quanto menor o número de funcionários, maior a possibilidade de ocorrência de "mal encaminhados". Salvo ignorância minha, nunca um sedex havia levado 7 dias úteis para chegar ao destino... Mas vá lá; o importante é que chegou, e uma situação de greve é sempre atípica, ainda que a dos Correios tenha se tornado recorrente nestes últimos anos... talvez entre até para o calendário nacional, numa data fixa. Mas basta; discutir este assunto é falar de política e, não, de administração de empresas.

O que diminuiu foi o número de funcionários; não a qualidade deles. O Correio brasileiro, lembremos, é considerado o melhor do mundo; além de ser aquele que cobra uma das menores taxas se consideramos as distâncias percorridas. Se você envia uma carta de Lisboa a Moscou, ela passa por vários países; é uma carta internacional. Mas, se você manda uma carta de S. Paulo a Manaus, é uma carta nacional embora ela percorra mais ou menos a mesma distância...

É claro que, falando sobre a greve, me baseio em um número pequeno de casos, além do que leio nos jornais, para chegar a estas conclusões. Tenho uma ideia melhor do que acontece nos estados do Rio e de S. Paulo. A greve, certamente, não é a mesma em cada parte do País.

10.000!

O ME (isto é, o blog Mastigando Estrelas) chegou às 10.000 visualizações de páginas! Pode não ser muito, pode não ser nada; mas não deixa de ser um pretexto para comemorar...

Mas o que fazer para celebrar? Assistir ao filme 10.000 a.C.? Pode ser. O ME não deixa de estar em seus primórdios ou na sua Idade da Pedra...

Das 10 mil visualizações, 6 mil foram feitas através do Google, por pessoas que pesquisaram usando palavras-chave. Alguns provavelmente entraram aqui no por engano, curiosidade ou outro motivo que me minha imaginação não alcança. O fato é que entraram e pelo menos alguns foram ficando... Mas o que seria dos blogs se não fossem os mecanismos de busca da Internet, especialmente o Google? Os blogueiros teriam de anunciar na rádio, na TV, nos jornais, etc. Praticamente ninguém faria isso. Ficaríamos apenas com aquelas visitas que não dependessem de mecanismos de buscas.

As outras 4 mil visualizações foram feitas a partir de blogs conhecidos, sobretudo por seguidores do ME. Como nossos seguidores são 94 atualmente, significa que cada um deles visitou o ME, em média, umas 40 vezes nos últimos 7 meses; mas nem todos os nossos 94 seguidores acompanham o ME desde fevereiro de 2011. Muitos só se tornaram seguidores recentemente, nos últimos dias ou semanas...

(Mas, me lembrando agora de uma entrevista do Ney Mato Grosso para a TV, devo dizer que eu não tenho uma seita para ter seguidores. Deixemos isso bem claro! O que eu tenho é blog. Vocês me entendem? É claro que entendem. Sei que a maioria de vocês também tem blogs; e que pelo alguns de vocês também gostam de ouvir o Ney Mato Grosso...)

De nossas 10 mil visualizações, cerca de 80% tem origem no Brasil, sobretudo nos estados do Centro-Sul, principalmente São Paulo. Mas todos os visitantes, obviamente, são igualmente bem-vindos! A casa está aberta a todos, do Oiapoque ao Chuí (Não, não; do Chuí ao Monte Caburaí... vamos atualizar esta informação. O Brasil se estendia um pouco mais para o Norte e ninguém sabia). Seja como for, na Internet não existem distâncias. Manaus está tão longe do ME quanto Porto Alegre ou Belo Horizonte. A distância, na Internet, é medida em cliques; e basta um para acessar o ME, não importa onde você viva. O que pode aumentar a distância é a conexão lenta, é claro...

O segundo país que mais visita o ME, acreditem, não é Portugal, mas os EUA. Tenho que agradecer aos visitantes de lá, especialmente a um de Mountain View (talvez uma mulher?) que tem visitado bastante o ME. Indeed I oghtta thank you, my friend. (Mas, se ele me lê em português, por que diabos estou agradecendo em inglês?!)

 

Moral da história? Voltem sempre e, daqui a alguns meses, talvez eu escreva outro post comemorando as 20.000 visualizações de páginas! Nunca se sabe...



Leia mais
Canção amiga, de Drummond (post comemorativo de 1 mês de blog)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conversando sobre... Ser escritor

Saiu uma entrevista comigo, sobre ser escritor (será que já sou isto?! haha), no Primeiro Livro.

Mas até que a entrevista ficou bem legal e gerou um bom número de comentários. (Alguns comentários são até melhores que algumas respostas do entrevistado, vejam só! Vamos entrevistar os visitantes do blog também.)

Clique aqui e acesse a entrevista. É pequena.


Leia mais
Entrevista com autor - Breno Melo (no Primeiro Livro)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Veronika Decide Morrer, um romance sobre a loucura

Saiu uma resenha minha no blog Eu li e Divulgo, da Jéssica Polato. No texto da resenha, você encontra tags como depressão, síndrome do pânico e esquizofrenia. Ficou curioso? Clique aqui para acessar a resenha!



Leia mais
O Morro dos Ventos Uivantes e Freud
Dom Casmurro e o transtorno de personalidade paranoide

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Retweets de @mastigaestrelas, sobre transtorno bipolar

Alguns tweets de @mastigaestrelas, sobre transtorno bipolar, foram retweetados.

 
Se todo o mundo do twitter que se diz bipolar fosse a um consultório médico, os médicos estariam mais ricos que o Tio Patinhas.

 
De fato transtorno bipolar é uma doença, mas por que as pessoas saudáveis se dizem doentes, afirmando que são bipolares?

 
E olha que transtorno bipolar é o assunto da moda! Fala-se muito, explica-se pouco... e quase ninguém sabe o que é de verdade.

 
O tratamento adequado + psicoterapia pode anular os sinomtas do TAB de modo q tu tenha uma [vida] normal ou praticamente normal, guria!

 
Será que ninguém entende que transtorno bipolar é doença? Ninguém é meio bipolar ou muito bipolar... nem ninguém "está" bipolar.

 
Talvez seja esta a doença das pessoas normais: fingirem que não são...

 
Antes ninguém achava bonito ser maníaco-depressivo, mas agora muita gente acha legal ser bipolar... É a mesma doença; só mudou o nome

 
Parece que todo o mundo quer ser bipolar hoje em dia... mas será uma questão de escolha? de moda?

 
Realmente podemos dividir as pessoas em "bipolares de verdade" e "aqueles que se dizem bipolares por vaidade, modismo, etc."


Leia mais
Transtorno Bipolar e Twitter
Se você é bipolar...

sábado, 10 de setembro de 2011

Transtorno Bipolar e Twitter

Vejamos algumas frases, sobre transtorno bipolar, que andam no twitter. (Autores diversos.)

 
As pessoas falam que são bipolares como se fosse um orgulho. TRANSTORNO BIPOLAR É SÉRIO!
 

O nome da doença é : TRANSTORNO BIPOLAR, eu tenho certeza!
 

Acho que sofro de Transtorno Bipolar... =/ and now?
 

Alegria e tristeza ao mesmo tempo! Acho que tô com Transtorno BiPolar!
 

Transtorno bipolar é uma doença... O que você tem é frescura. [Frase repetida à exaustão no twitter, por inúmeras pessoas.]
 

Transtorno bipolar do humor: diagnóstico e tratamento precoce melhoram qualidade de vida do paciente.
 

Minha vó disse pra minha mãe que eu tenho que ir pro médico ver se tenho transtorno Bipolar _|_


Transtorno bipolar é o meu sobrenome, na boa.
 

Tenho transtorno bipolar.
 

Transtorno bipolar é mais sério do que eu imaginava...
 

Pessoa tem ataque de mau humor, xinga todo mundo e depois diz q é bipolar. PORRA! ISSO É UM TRANSTORNO SÉRIO, Ñ UMA DESCULPA POR MÁ EDUCAÇÃO.
 

TAB - Transtorno Afetivo Bipolar [ gostei de estudar isso.
 

Transtorno Bipolar é uma coisa tão séria e tem gente que acha legal falar que tem, colocar no twitter e no tumblr ¬¬
 

Transtorno bipolar é uma doença, seus estúpidos, e acredito que quem realmente é bipolar não goste de ter essa doença, então vê se cresce.



Leia mais
O que alguns bipolares famosos já disseram - Janis Joplin

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Resenha de Marta, feita por Jonathan Henrique

"Por fim, eu gostei do livro. O autor Breno Melo trouxe algo diferente, uma boa história e um assunto pouco discutido na literatura." (Jonathan Henrique, do blog No Mundo de Alguém.)

Quer ler essa resenha na íntegra? Clique aqui.



Leia mais
Resenha de Marta no Primeiro Livro
Resenha de Marta no Livros, Letras e Metas
Marta no Skoob

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Todos os bipolares são iguais?

A maneira como um bipolar agirá numa fase eufórica pode variar. Nem todos os bipolares agem do mesmo modo quando atravessam uma fase de mania, por exemplo.

Mas por que nem todos os bipolares se comportam do mesmo modo?

Todos temos um temperamento, um caráter e uma personalidade, três conceitos bem diferentes um dos outros. Mas, para entendermos melhor o TAB, fiquemos especialmente com o primeiro conceito e o último, isto é, temperamento e personalidade.

Geralmente ouvimos dizer que um bipolar são três pessoas em uma, isto é, uma pessoa na fase eufórica, outra na fase depressiva e mais uma nos períodos de vida normal. Isso está correto? Se você entende que o temperamento ou o caráter é o que nos define como pessoas, a resposta é não. Se você entende que a personalidade é aquilo que nos define como pessoas, a resposta é sim. Mas a personalidade é o que temos de mais superficial...

Na fase eufórica, o bipolar tem uma personalidade e reage ao mundo externo de acordo com essa personalidade. Já numa fase depressiva, ele tem outra personalidade e reage ao mundo externo segundo essa personalidade. Há, ainda, mais uma personalidade que se manifesta nos períodos de vida normal, mas que não pode ser chamada de pré-mórbida.

Pré-mórbida é a personalidade que o paciente tinha antes de o TAB se manifestar.

Menos superficial que a personalidade, ressaltemos, é o temperamento. O paciente que tinha um temperamento sanguíneo e estável (imagine alguém extrovertido e alegre) não deixará de ter (ao menos essencialmente) esse temperamento depois de o TAB se manifestar.

Também existem aquelas pessoas que têm um temperamento instável e melancólico (o oposto do temperamento sanguíneo e estável). Essas pessoas também mantêm um temperamento de base, isto é, um temperamento que não muda, que fundamentalmente será o mesmo antes e depois do TAB.

É justamente esse temperamento de base + os sintomas de uma fase (a maníaca, por exemplo) que determinarão como um bipolar reagirá ao mundo externo, isto é, são esses elementos somados (temperamento de base + sintomas do TAB) que fazem os bipolares se comportarem de modos diferentes, apresentando esta ou aquela personalidade, ainda que estejamos falando da mesma fase. Ainda assim, tenhamos em mente que nem todos os bipolares, numa fase de mania por exemplo, apresentam os mesmos sintomas.

Os sintomas podem variar, porque nem todos os bipolares apresentam irritação numa fase maníaca por exemplo, e nem todos os bipolares apresentam exatamente o mesmo número de sintomas numa crise, seja eufórica, seja depressiva.

São todos esses elementos variados que, somados, dirão que personalidade um bipolar terá numa fase; e a cada fase podemos ter elementos diferentes que se somam (isto é, sintomas maníacos diferentes por exemplo; porque ao menos o temperamento de base será o mesmo) para produzir esta ou aquela personalidade.

Sendo assim, se o caráter e o temperamento de base continuam lá, e se o que muda é aquilo que temos de mais externo ou superficial, por que deveríamos dizer que o bipolar deixa de ser ele mesmo numa crise? Só superficialmente ele passa a ser outro.

Talvez alguns de vocês discordem de mim. Mas, se isso acontecer, sou eu quem não soube explicar direito e a culpa é toda minha. A verdade, entretanto, continua sendo a mesma, bem explicada ou não.


Leia mais
Ela tem dupla personalidade, é bipolar

O que é transtorno bipolar?

Essa, certamente, é a pergunta mais comum encontrada na Internet ou em programas de TV sobre o tema. Sempre que se fala no assunto, vem a pergunta "O que é?"

Curiosamente, essa é justamente a pergunta que mais me parece mal respondida. As tentativas de resposta costumam ser tão resumidas ou tão simplificadas, que o resultado mal corresponde à realidade. Como explicar, de maneira resumida, algo que não se resume à meia-dúzia de palavras? Como simplificar algo que, por natureza, é complexo, talvez o caso mais intrigante da Medicina atual?

De modo geral, os textos na Internet costumam ser curtos e superficiais, de acordo com o gosto da maioria das pessoas. Daí que, se uma pessoa encontra um texto longo e profundo sobre o que é transtorno bipolar, provavelmente ela passará para outro texto, até que encontre um resumido e simplificado, tal como ela deseja; e não será difícil encontrar, porque tais textos são os mais comuns na Internet...

Num programa de TV, costuma acontecer coisa semelhante, porque o texto do programa tem de se adequar aos telespectadores habituais dele. Um documentário médico, certamente, será mais longo e profundo ao falar de TAB. Já uma reportagem de TV para o público leigo, provavelmente será mais curta, mais simplificada ou menos profunda.

Daí que não importa o que seja o transtorno bipolar. O que importa é a resposta que as pessoas estão dispostas a ouvir...

Para ficarmos com a melhor resposta que vemos na Internet (dentre as curtas e simplificadas), costuma-se dizer que o transtorno bipolar é um distúrbio caracterizado por oscilações de humor, e quem sofre desse distúrbio experimenta euforia e depressão. Até aí, tudo muito correto... Mas, na prática, o que a maioria das pessoas entende? Que ser bipolar é estar triste num momento e alegre no outro, coisa que todo o mundo experimenta...

Mas o que seria preciso dizer para explicar melhor o que é transtorno bipolar?

Certamente, ao menos com respeito ao TAB I e II, seria preciso lembrar que:

a) com "oscilações de humor", não queremos dizer ficar bem ou mal-humorado de vez em quando, sem consequências significativas para a vida afetiva, social ou profissional; porque aqui "humor" tem um sentido bem diferente do popular;

b) as oscilações de humor (se ainda estamos falando de fases ou episódios) não duram segundos ou minutos, mas dias, semanas ou meses; e podem durar ainda mais se não forem controladas com medicação;

c) depressão é diferente de tristeza, da mesma forma que euforia é diferente de alegria; depressão e euforia não são sinônimos para tristeza e felicidade;

d) a depressão e a euforia não obedecem a fatores externos, mas internos; não variam segundo as circunstâncias, mudando facilmente de acordo com o que acontece no mundo externo...

Mas veja: a explicação já começa a ficar complicada. Se vamos falar de humor, depressão e euforia para explicar o TAB, teremos, antes de tudo, de explicar o que é humor, depressão e euforia, porque a maioria das pessoas tampouco entende estes três últimos conceitos, que, em linguagem popular, têm significados muito diferentes! Em poucas palavras, quando falamos em humor, depressão e euforia para explicar o TAB, estamos dizendo X e a maioria das pessoas está entendendo Y... e, entre X e Y, costuma haver um abismo...

Pense bem: Se antes de tudo não conseguirmos explicar o que é depressão, por exemplo, como poderemos explicar o que é TAB?

Não adianta "martelar" na cabeça das pessoas que o bipolar passa por depressão e euforia, se as pessoas continuarem sem entender o que é depressão e euforia...

E olha que nem começamos a falar em TAB misto (depressão + euforia), TAB-SOE (sintomas mais leves, menos claros ou ocorrendo em menor número), TAB na adolescência (um meio-termo entre TAB adulto e TAB na infância), TAB na infância (muito diferente do TAB adulto), etc. Tudo isso também é TAB e faria parte da explicação...

Seria uma explicação longa, é verdade, e haveria quem oferecesse uma explicação mais curta e mais simplificada, tão ao gosto da maioria...


Leia mais
Qual é a diferença entre bipolar e borderline?
O futuro da palavra bipolar
Ela tem dupla personalidade, é bipolar
Sou borderline e bipolar? Me explica isso

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Bipolares famosos - lista

Abraham Lincoln (político);
Agatha Christie (escritora);
Byron, Lord (poeta);
Charles Chaplin (ator);
Charles Dickens (escritor);
Christian Andersen (escritor);
Edgar Allan Poe escritor);
Elvis Presley (cantor);
Emile Zola (escritor);
Ernest Hemingway (escritor);
Eugene O'Neill (dramaturgo);
Handel (compositor);
Hermann Hesse (escritor);
Honoré de Balzac (escritor);
Isaac Newton (cientista);
Janis Joplin (cantor);
Jimi Hendrix (cantor);
Kurt Cobain (cantor);
Leão Tolstói (escritor);
Maria Shelley (poetisa);
Marilyn Monroe (atriz);
Miquelângelo (artista);
Mozart (compositor);
Napoleão Bonaparte (militar e estadista);
Oscar Wilde (escritor); 
Platão (filósofo);
Sigmund Freud (médico);
Victor Hugo (escritor);
Vincent van Gogh (pintor);
Virgínia Woolf (escritora);
William Faulkner (escritor);
Winston Churchill (político).


Leia mais
O que alguns bipolares famosos já disseram - Marilyn Monroe
O que alguns bipolares famosos já disseram - Janis Joplin
O que alguns bipolares famosos já disseram - Jimi Hendrix
O que alguns bipolares famosos já disseram - Kurt Cobain

domingo, 4 de setembro de 2011

Perturbação bipolar

Para ler este texto na íntegra e em seu site de origem, clique aqui. Este excelente texto é do site da Oficina de Psicologia, Lisboa.


Perturbação Bipolar

(...)

Para muitos, a expressão "bipolaridade", ou "perturbação bipolar" será pouco familiar. Se falarmos em perturbação maníaco-depressiva, a sua designação menos actual, muitos mais a conhecerão. Seja através de filmes, séries, livros ou contacto pessoal, a perturbação bipolar é figura frequente no nosso imaginário colectivo ou mesmo experiência de vida. Nesse contexto, pode dizer-se que figura no elenco de "bichos-papões" associados à saúde mental. Muitas vezes, é vista como uma condição que condena quem dela sofre a um estado de quase-loucura equiparável apenas ao da esquizofrenia, que não tem tratamento e será uma eterna incapacidade, caracterizado por uma montanha-russa emocional – ora num estado de euforia quase imparável e insuportável para quem com ela lida, ora na mais profunda melancolia e depressão. Aparece associada ao olhar esgazeado de um pico positivo (episódio maníaco) capaz da maior generosidade, mas também de imprudência e até violência, assim como ao rápido declínio para o pico negativo, uma depressão tão profunda que frequentemente conduz ao suicídio. Ainda assim, não são poucas as descrições de grandes artistas e cientistas que eram bipolares, e cujos picos positivos lhes deram o "empurrão" para a fama e a glória. Na verdade, a perturbação bipolar não será tão monstruosa quanto as suas caracterizações mais pessimistas a pintarão, nem tão romântica e inócua quanto nos pode fazer crer a obra deixada por grandes homens e mulheres que dela padeceram.

(...)

 
De facto, a perturbação bipolar é uma das perturbações mentais mais actuais no seio da discussão científica, e tem sofrido grandes avanços na forma como se define. É de uma complexidade extrema, sendo um dos mais difíceis diagnósticos em saúde mental. Embora haja manifestações muito fortes e evidentes da perturbação, são muito frequentes manifestações mais moderadas que podem passar despercebidas. O que a distingue, acima de tudo, é a presença de sintomas "maníacos". Sendo a mania uma palavra familiar, falamos aqui de algo muito diferente da "mania das limpezas", da "mania de dizer mal" ou da "mania de embirrar". Falamos de sintomas como uma disposição anormalmente expansiva, positiva ou irritável, da redução de necessidade de dormir, de um aumento desmedido e repentino da auto-estima, que frequentemente roça a grandiosidade, de picos de intolerância à crítica, à frustração, de períodos de produtividade excessiva e inesperada, de um discurso "saltitante", acelerado e pouco coerente, de distractibilidade aumentada, ou mesmo de comportamentos de risco como gastos excessivos, picos de promiscuidade sexual, ou a ausência de percepção de perigo. Durante um pico maníaco, sentimo-nos os reis do mundo, como se nada nos pudesse tocar. Durante um pico positivo, nem todos estes sintomas estarão presentes. Nem todos eles estarão facilmente evidentes, e igualmente intensos. Aquilo que sabemos é que estes se agrupam nesta perturbação, e é muito frequente alternarem com estados depressivos (ver secção "Depressão") e com momentos de normalidade, em que tudo está como esteve antes de surgir a perturbação. Estes momentos podem variar na sua duração e no tempo que decorre entre cada um deles. E este é um dos aspectos que torna difícil o diagnóstico. Apesar desta dificuldade, a maioria dos estudos tem vindo a estimar que cerca de 1% da população mundial possa sofrer desta perturbação. A idade habitual de aparecimento da perturbação bipolar situa-se na casa dos 20 anos, início dos 30. No entanto, estudos recentes têm vindo a apontar um número crescente de casos na adolescência.

(...)


Leia mais
Bipolares são realmente violentos?

sábado, 3 de setembro de 2011

Transtornos mentais e diagnóstico

Para ler esta matéria em seu site de origem, clique aqui. Ela foi traduzida do site argentino Noticiero Diario.

 
 
Rechaço social aos transtornos mentais dificulta o diagnóstico


Estes são alguns dos resultados de uma pesquisa realizada pela Fundação AstraZeneca durante sua última "Campanha de Conscientização Social Sobre a Enfermidade Mental", celebrada em Madri e Sevilha.

 
Do estudo participaram cerca de 5.500 entrevistados. Deles, 69 por cento afirma que são enfermidades muito desconhecidas, tanto pelos pacientes como por seus familiares, enquanto que um de cada quatro (26 por cento) aponta que o problema do diagnóstico se deve ao fato de que os "sintomas destas enfermidades são pouco claros".

 
Outro dado relevante desta pesquisa foi o "grande desconhecimento" por parte da maioria das pessoas sobre os sintomas da esquizofrenia e do transtorno bipolar. Deste modo, 52,2 por cento dos entrevistados não conhecia nenhum sintoma do transtorno bipolar e 45,5 por cento não conhecia nenhum sintoma da esquizofrenia.

 
Por outro lado, entre as pessoas que já conheciam sintomas de ambas as enfermidades, destacaram a ciclotimia na forma de altos e baixos; as mudanças de humor como determinantes no transtorno bipolar; e a presença de alucinações, a agressividade e a violência no caso da esquizofrenia.


Igualmente, nove de cada dez entrevistados pensam que o transtorno bipolar e a esquizofrenia interferem na vida cotidiana do paciente, sobretudo nos relacionamentos amorosos e vida conjugal, no trabalho e no tempo de lazer. Entretanto, "percebe-se que certas tarefas podem ser feitas com certa normalidade. É preciso deixar claro que essa limitação não é impossibilidade", explicou Miguel Ruiz, professor de Psicologia da Universidade Autônoma de Madri e diretor do estudo.



Leia mais
Transtorno Bipolar, Café, Açúcar e Má Alimentação
Bipolares são realmente violentos?
O Analista de Bagé e o TAB