quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Todos os bipolares são iguais?

A maneira como um bipolar agirá numa fase eufórica pode variar. Nem todos os bipolares agem do mesmo modo quando atravessam uma fase de mania, por exemplo.

Mas por que nem todos os bipolares se comportam do mesmo modo?

Todos temos um temperamento, um caráter e uma personalidade, três conceitos bem diferentes um dos outros. Mas, para entendermos melhor o TAB, fiquemos especialmente com o primeiro conceito e o último, isto é, temperamento e personalidade.

Geralmente ouvimos dizer que um bipolar são três pessoas em uma, isto é, uma pessoa na fase eufórica, outra na fase depressiva e mais uma nos períodos de vida normal. Isso está correto? Se você entende que o temperamento ou o caráter é o que nos define como pessoas, a resposta é não. Se você entende que a personalidade é aquilo que nos define como pessoas, a resposta é sim. Mas a personalidade é o que temos de mais superficial...

Na fase eufórica, o bipolar tem uma personalidade e reage ao mundo externo de acordo com essa personalidade. Já numa fase depressiva, ele tem outra personalidade e reage ao mundo externo segundo essa personalidade. Há, ainda, mais uma personalidade que se manifesta nos períodos de vida normal, mas que não pode ser chamada de pré-mórbida.

Pré-mórbida é a personalidade que o paciente tinha antes de o TAB se manifestar.

Menos superficial que a personalidade, ressaltemos, é o temperamento. O paciente que tinha um temperamento sanguíneo e estável (imagine alguém extrovertido e alegre) não deixará de ter (ao menos essencialmente) esse temperamento depois de o TAB se manifestar.

Também existem aquelas pessoas que têm um temperamento instável e melancólico (o oposto do temperamento sanguíneo e estável). Essas pessoas também mantêm um temperamento de base, isto é, um temperamento que não muda, que fundamentalmente será o mesmo antes e depois do TAB.

É justamente esse temperamento de base + os sintomas de uma fase (a maníaca, por exemplo) que determinarão como um bipolar reagirá ao mundo externo, isto é, são esses elementos somados (temperamento de base + sintomas do TAB) que fazem os bipolares se comportarem de modos diferentes, apresentando esta ou aquela personalidade, ainda que estejamos falando da mesma fase. Ainda assim, tenhamos em mente que nem todos os bipolares, numa fase de mania por exemplo, apresentam os mesmos sintomas.

Os sintomas podem variar, porque nem todos os bipolares apresentam irritação numa fase maníaca por exemplo, e nem todos os bipolares apresentam exatamente o mesmo número de sintomas numa crise, seja eufórica, seja depressiva.

São todos esses elementos variados que, somados, dirão que personalidade um bipolar terá numa fase; e a cada fase podemos ter elementos diferentes que se somam (isto é, sintomas maníacos diferentes por exemplo; porque ao menos o temperamento de base será o mesmo) para produzir esta ou aquela personalidade.

Sendo assim, se o caráter e o temperamento de base continuam lá, e se o que muda é aquilo que temos de mais externo ou superficial, por que deveríamos dizer que o bipolar deixa de ser ele mesmo numa crise? Só superficialmente ele passa a ser outro.

Talvez alguns de vocês discordem de mim. Mas, se isso acontecer, sou eu quem não soube explicar direito e a culpa é toda minha. A verdade, entretanto, continua sendo a mesma, bem explicada ou não.


Leia mais
Ela tem dupla personalidade, é bipolar

3 comentários:

Preta disse...

Achei bem interessante o post, ja li algo parecido e concordo plenamente.
Está sim bem explicado,ao menos para mim não ficam dúvidas.
Parabéns pelo post.
Bjinhos

NebulosaMente disse...

Breno querido, como sempre estou muito grata pelas suas explicações. Obrigada!

byClaudioCHS disse...

é, o assunto é complicado mesmo... e a intenção não é complicar mais ainda, mas fica aqui a minha humilde contribuição: dois textos escritos durante uma crise no polo depressivo com uma pitada de pânico, para sentir-se na pele o que é ser bipolar: